Representantes de sete Dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se encontraram nos dias 9 e 10 de março na cidade de Blumenau (SC), para um encontro de articulação da Pastoral Universitária. Acompanhados pelo presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação do regional, dom Wilson Tadeu Jönck, os participantes da reunião fizeram um resgate histórico da Pastoral Universitária pelo país e refletiram sobre seu papel dentro da comunidade acadêmica.

A ideia deste encontro surgiu dentro de uma reunião do Conselho Regional de Pastoral que aconteceu em novembro de 2016 na cidade de Iomerê (SC). Os conselheiros propuseram um espaço para dar início a um processo de articulação da Pastoral Universitária em nível regional, levando em conta que este trabalho já é desenvolvido em algumas Dioceses do estado de Santa Catarina.

Segundo padre Eduardo Rocha, coordenador da Pastoral Universitária da Diocese de Tubarão (SC), este espaço proposto servirá para um aprofundamento da ação evangelizadora dentro do âmbito universitário. ‘Mais do que resposta, este grupo desencadeou um processo de reflexão e estudos que levaremos para nossas realidades diocesanas para que lá consigamos desenvolver um aprofundamento mais efetivo com aqueles que já estão inseridos no contexto universitário’, relatou o padre.

O estudo 102 da CNBB – ‘O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário’, foi um dos pontos trabalhados no encontro. Este estudo norteia a ação da Pastoral Universitária levando em conta a sua organização, atuação e os eixos da espiritualidade, reflexão e ação socioeducacional que formam o tripé deste processo.

Para o coordenador da Pastoral Universitária da Arquidiocese de Florianópolis, Fernando Luiz, o encontro foi uma possibilidade de troca de experiências na perspectiva de integrar o trabalho pastoral já realizado em algumas Dioceses do regional. ‘A Pastoral Universitária traz para a Igreja uma oportunidade de enriquecimento através do diálogo e questionamentos próprios da comunidade acadêmica, sendo uma ação evangelizadora eficaz no ambiente universitário’, completou Fernando.

Como ato concreto deste encontro, os participantes decidiram se reunir novamente no dia 17 de junho na cidade de Lages (SC), para ampliar este espaço de diálogo e aprofundamento. Outra ação, será a participação de representantes das Dioceses do Regional Sul 4 no IV Curso de Agentes de Pastoral Universitária que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio em Curitiba (PR), organizado pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB.