Professores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reuniram em Porto Alegre (RS) para a terceira edição do Sulão de Educação. Promovido em 2013 na cidade de Florianópolis e em 2015 em Curitiba, o evento realizado na capital gaúcha teve o objetivo de refletir sobre a presença da Igreja Católica no mundo da educação para que os católicos sejam sinais e instrumentos do Reino de Deus nesta realidade.

O encontro teve início na sexta-feira, dia 26 de maio, e se estendeu até o fim da tarde de sábado (27), reunindo cerca de 50 educadores de dioceses e arquidioceses dos regionais Sul 2, Sul 3 e Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Que esta seja uma oportunidade de reflexão e de mudança nas nossas práticas”, destacou o bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Pastoral da Educação e Cultura no Rio Grande do Sul, Dom Leomar Brustolin, após recordar o que diz Documento de Aparecida sobre a educação.

Além de Dom Leomar, marcaram presença o bispo de Palmas-Francisco Beltrão e referencial da Pastoral da Educação no Paraná, Dom Edgar Ertl, e o arcebispo coadjutor de Montes Claros e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva.

O encontro contou com a assessoria da professora Marília Costa Morosini, PUCRS – “Cenários e tendências da Educação atual”; Pe. Vilson Groh, Florianópolis – “Igreja em saída: perspectivas eclesiológicas pós-conciliar; Dom João Justino de Medeiros Silva – “A Pastoral da Educação no Brasil: suas opções e seus caminhos”; Professor César Leandro Ribeiro, Assessor Nacional da Pastoral da Educação – “Ação da Pastoral da Educação” e Pe. Marcos Sandrini, Coordenador da Pastoral da Educação no Regional Sul 3 que encaminhou a reflexão para os  trabalhos de grupos – “Como a Eclesiologia e a Pastoral da Educação se relacionam em nossa realidade? Onde estamos e aonde queremos chegar?

O Regional Sul 4 da CNBB esteve representado por Maria Della Giustina da Pastoral da Educação da Diocese de Tubarão, Tânia Regina Senem e Jamila Custódio Elias do Colégio Salvatoriano Nossa Senhora de Fátima, da Arquidiocese de Florianópolis. A próxima atividade a nível do estado de Santa Catarina será uma reunião marcada para o dia 20 de junho tendo como objetivo o processo de articulação da Pastoral da Educação a nível regional.

Com informações do Regional Sul 3 da CNBB e Maria Della Giustina.