Diretrizes

DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA EM SANTA CATARINA 2020-2023

Como Povo de Deus que peregrina nessa região do Brasil, no Regional Sul 4 da CNBB, e dócil ao Espírito Santo, percorremos um caminho de discernimento evangélico que nos levou a tomar consciência da vontade do Senhor para com o Povo de Deus, nas circunstâncias atuais, e expressá-la em novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.

Com um olhar de fé, aproximamo-nos de nossa realidade e, à luz da Palavra de Deus, reconhecemos os sinais dos tempos que nos apontam para os desafios que somos chamados a assumir e, particularmente, o novo paradigma de evangelização que deve iluminar nossa presença e ação evangelizadora nos próximos anos.

Ao entregar, hoje, a toda a Igreja em Santa Catarina as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora “Quem é o meu próximo?” (2020-2023), convidamos a todos, queridas irmãs e irmãos, a sonhar e trabalhar de todo o coração pelo ideal que discernimos juntos: uma comunidade eclesial missionária, fortemente constituída na experiência do encontro com Deus, mais viva, dinâmica e participativa, samaritana, mais comprometida com a cultura urbana em que vivemos.

Igualmente, encorajamos a todos a conhecer, aprofundar e assumir, cada um do seu lugar na Igreja, o novo paradigma de evangelização. Para isso, convidamos a sair ao encontro de Deus que mora em nossas cidades e campos, tornando-nos samaritanos solidários ao longo do caminho, anunciando e cuidando da obra de Deus em todos os homens e mulheres, especialmente aqueles que mais sofrem, e sendo, pela vida de comunhão e serviço misericordioso, o fermento de crescimento do Reino de Deus que está presente em nosso estado e impulsiona nossa história para a plenitude da vida.

Como tempo prudente para trabalharmos juntos, com um só coração e uma só alma, propusemo-nos quatro anos, a fim de: podermos passar de uma pastoral da conservação para uma presença e ação evangelizadora decididamente missionária; aprender a ser, pela nossa adesão renovada a Jesus Cristo, verdadeiro Povo de Deus, sal da terra e luz do mundo no meio da realidade contemporânea em que vivemos.

Pedimos a todos e em todas as instâncias da Igreja em nosso estado que leiam, aprendam, aprofundem estas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina; mas, acima de tudo, convidamos a juntos conosco, com a graça de Deus, dar vida a estas Diretrizes, apropriando-nos da mente e do coração, do espírito, dos valores, dos ideais, das mediações e dos instrumentos que elas oferecem.

Peçamos que a sabedoria, a força e o amor do Espírito Santo, o primeiro protagonista da evangelização, conduza-nos a este bom propósito de nossa família catarinense. Clamemos que Ele ajude-nos a superar os medos, dúvidas e obstáculos do tempo presente e permita-nos fazer o jubileu, pelos 50 anos do nosso Regional Sul 4 da CNBB, um verdadeiro limiar de esperança. Invoquemos que nos permita relançar, com fidelidade e ousadia e também com amor apaixonado, a missão evangelizadora nos novos cenários locais e globais em que vivemos.

Oremos para que a Bem-Aventurada Virgem Maria, Estrela da Nova Evangelização, conduza-nos a Jesus Cristo, Evangelho do Pai, e acompanhe-nos neste caminho que queremos empreender, e também Santa Catarina de Alexandria, padroeira de nosso estado, interceda por nós.

Imploramos a abundância das bênçãos do Senhor a cada um(a) de vocês, queridos irmãos e queridas irmãs.

Florianópolis, 02 de janeiro de 2020

Data do Jubileu de 50 anos do Regional Sul 4 da CNBB

Dom Frei Severino Clasen

Bispo da Diocese de Caçador

Presidente do Regional Sul 4

Dom Francisco Carlos Bach

Bispo da Diocese de Joinville

Vice-presidente do Regional Sul 4

Dom Frei Mário Marquez

Bispo da Diocese de Joaçaba

Secretário do Regional Sul 4