Com o objetivo de articular o Conselho do Laicato no Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma comissão de leigos representantes das Dioceses do estado de Santa Catarina, se reuniu paralelamente à 1ª Reunião do Conselho Regional Pastoral em 2017, nos dias 9 e 10 de março, em Blumenau (SC). Com a presença do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato do regional, dom Severino Clasen, OFM, o grupo se aprofundou na perspectiva de como este conselho pode ajudar a organizar os diversos trabalhos protagonizados pelos leigos na Igreja e na sociedade.

O encontro foi assessorado pela presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Marilza Schuina. Segundo Marilza, o espaço foi um momento para aprofundar os elementos constitutivos do documento 105 da CNBB – Cristãos leigas e leigos na Igreja e na sociedade, trazendo um olhar para o papel dos leigos dentro da sua vocação batismal compreendendo a sua identidade, espiritualidade e missão. ‘É necessário que nós leigos tenhamos cada vez mais a percepção de que somos sujeitos eclesiais, mas também estamos inseridos na sociedade. A família, a política, a educação, a cultura, a comunicação e tantas outras áreas são campos de atuação laical, e nestes espaços os leigos tem por missão ser presença evangelizadora e cidadã’, destacou a presidente.

Dentro da programação do encontro, o grupo ainda refletiu sobre o CNLB levando em conta a sua dimensão organizativa e de articulação representativa dos leigos dentro do ambiente eclesial como organismo de comunhão. Neste primeiro momento o grupo não se preocupou em pensar uma coordenação regional para o conselho, mas em efetivar a articulação, criando base sólida e agregando mais pessoas a este espaço.

Para dar continuidade a esta reflexão, este mesmo grupo se reunirá na Diocese de Rio do Sul (SC), no dia 1 de julho, ampliando também o convite a outros leigos que poderão auxiliar na caminhada local.