Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Equipe de Animação Bíblica da Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB, realizou na segunda-feira, dia 25 de abril, um encontro com todas as coordenações diocesanas dos Grupos de Reflexão/Família (GR/F). Esta foi a primeira atividade Regional da equipe após a aprovação do projeto de Animação Bíblica aprovado por unanimidade pela 53ª Assembleia Regional de Pastoral.

O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu representantes de todas as dioceses catarinenses. O espaço foi um momento de partilha de experiências, alegrias, dificuldades e esperanças da caminhada dos Grupos de Reflexão/Família, e as diversas metodologias para a elaboração dos subsídios e livretos, antes, durante e na atual situação da pandemia de Covid-19.

O modo de evangelizar dos Grupos de Reflexão/Família resgata a importância da Palavra de Deus como centro do anúncio do Evangelho nas casas, famílias e comunidades. De acordo com o membro da Equipe Regional de Animação Bíblica da pastoral, padre Tiago William de Souza, após as apresentações dos trabalhos das dioceses, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, as atividades fluíram bem. “Podemos concluir que não estamos sozinhos em nossa missão; nem nos momentos de sucesso, tampouco nos de fracassos. Percebemos que ainda há muita força nos Grupos, mas não é difícil de constatar que as transformações destes novos tempos, como a pandemia, impactaram nossos Grupos.

Padre Tiago disse ainda que “é preciso saber que o método que utilizamos é válido e que gera frutos. É necessário nos animarmos mutuamente. Ainda há força e vigor. Diminuiu o número de Grupos, é verdade; mas estamos longe de acabar. Poderíamos promover mais iniciativas como esta para compartilhar nossas ricas experiências”, concluiu.

Participantes do encontro na Sala Virtual.

Projeto de Animação Bíblica da Pastoral

A atividade realizada corresponde ao segundo eixo (Eixo do Anúncio), do projeto que está divido em três referenciais:

1) Eixo da Formação

a) Escola Bíblica com Jovens: em parceria com a Comissão Pastoral para a Juventude, proporcionar encontros de estudo e aprofundamento da Palavra de Deus, com um olhar específico para as juventudes.
b) Seminário do Mês da Bíblia: reunir os animadores bíblicos para um momento anual de estudos e formação sobre a proposta para o Mês da Bíblia, para que estes possam dinamizá-lo nas dioceses.
c) Encontro de Assessores e Animadores Bíblicos: promover em âmbito Regional encontro de formação e partilha para assessores bíblicos e coordenadores das Escolas Bíblicas existentes, com partilha de experiências, metodologias, materiais, etc.

2) Eixo do Anúncio

a) Encontro com Coordenadores e Redatores dos Grupos de Reflexão/Família: com nomenclaturas diferentes, estes grupos existem nas dez dioceses do Regional Sul 4. A proposta é a realização de um Encontro Regional com Coordenadores e Redatores diocesanos dos Grupos de Reflexão/Família e representantes dos animadores dos Grupos Bíblicos, para refletirem a caminhada, partilharem experiências, avaliarem as metodologias utilizadas. Temos uma riqueza enorme de conteúdos produzidos, mas que muitas vezes não se comunicam entre si. O anúncio da Palavra encontra nos Grupos de Reflexão/Família a sua maior capilaridade.

3) Eixo da Oração

a) Leitura Orante: propor e oportunizar o exercício da Leitura Orante como um método pessoal e comunitário de oração.
b) Oficina de Oração e Vida: fortalecer a criação e a expansão das Oficinas de Oração e Vida em todas as dioceses do Regional.
c) Liturgia e a Palavra: em parceria com a Comissão Pastoral para a Liturgia, promover e oportunizar a celebração da Liturgia das Horas / Ofício Divino das Comunidades e a celebração da Palavra de Deus.

Por CNBB Sul 4 com informações de Maria Glória da Silva e padre Auricélio Costa.