Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Recentemente, a evangelização da juventude ganhou novo impulso, quando do lançamento do YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), que foi popularmente chamado pela juventude de Catecismo Jovem.

O Catecismo Jovem traz ao longo de suas páginas, repletas de imagens, fotos e muita dinamicidade, a doutrina da Igreja Católica, com uma linguagem jovem e mais atraente. Segundo Cleiton Imamura, membro da equipe de redes sociais do Catecismo Jovem, o YouCat tem grandes méritos, sem deixar de lado a doutrina: “Ao conhecer este presente do Santo Padre, fiquei encantado com a qualidade gráfica e a estrutura dos temas abordados, que seguem a linha do Catecismo da Igreja Católica”.

Passaram poucos meses desde que o YouCat foi lançado e ele já conquistou a juventude, que tem se utilizado dele como fonte pessoal de aprendizado e para os grupos de jovens e movimentos eclesiais, como afirma a jovem Dayane Melo da paróquia Santa Terezinha, em Cumbica SP, que atua na Pastoral da Comunicação e Litúrgica: “O Catecismo Jovem tem sido uma fonte de enriquecimento pessoal e maior discernimento. Prático, com uma linguagem simples e iluminador”.

Além do livro lançado, o Catecismo Jovem já está nas redes sociais, como pediu o Papa Bento XVI no prefácio do YouCat: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”. Através das redes sociais os jovens tem conhecido melhor este presente do Papa, estudado assuntos de relevância para a vida da Igreja e levantado sugestões de temas para ser utilizados nos encontros das paróquias de todo o Brasil.

Rita Cavalcante, da Paróquia Ressureição do Senhor, em Salvador BA, conheceu o YouCat através do twitter (@CatecismoJovem) e então comprou e apresentou aos quatro grupos de jovens de sua paróquia (foto). Desde então, o Catecismo Jovem vive no meio da juventude, fazendo parte dos encontros semanais. “A juventude é um período de muitas dúvidas! Com a ajuda do Youcat nossos jovens estão encontrando respostas acerca da própria fé e têm se aproximado cada vez mais da Igreja, pela qual são os responsáveis por construir”, afirmou Rita.

Já Mônica Clara da Paróquia São José, de Conselheiro Pena MG, acredita que o diferencial do blog do Catecismo Jovem (catecismojovem.blogspot.com) é a forma com que o conteúdo é apresentado. “Gosto muito do blog, pois os artigos são claros, simples e pequenos. Com os dias corridos que tenho como estudante, os textos pequenos conseguem trazer o assunto e evangelizam da mesma forma” contou a jovem mineira.

Como as redes sociais não conhecem limites, o facebook do Catecismo Jovem (www.facebook.com/catecismojovem) tem várias pessoas de outros países, como é o caso de Miguel Angel Carreon, integrante da Ordem Franciscana Secular, em Guadalajara no México. “Me encantaria ler o Catecismo Jovem”, afirma Miguel, que até o momento só tem acesso ao YouCat através do facebook do Catecismo Jovem do Brasil.

São muitas as experiências e os depoimentos da utilização do Catecismo Jovem em todo o Brasil, um presente que veio como semente da nova evangelização e já começa a dar frutos. São exemplos de que a Igreja é jovem, se preocupa com a juventude e tem buscado evangelizar também nos novos espaços, como a internet.

Site da Arquidiocese de Florianópolis