Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O XII Congresso Estadual da RCC (Renovação Carismática Católica) aconteceu durante este fim de semana, dias 19 e 20, em Criciúma. O evento reuniu 2 mil carismáticos que exercem algum tipo de liderança no movimento em âmbito local. Antes disso, líderes e servos, participaram de uma formação com membros da coordenação nacional do movimento na quinta e sexta-feira.

Uma missa na sexta à noite marcou a abertura do Congresso para todo o público. As atividades se extenderam pelo sábado e domingo. Houve pregações ministradas por membros estaduais e nacionais, momentos de adoração, oração e animação.

O presidente da RCC Santa Catarina, Pedro Manuel da Silva, falou à reportagem da Agência Sul 4 de Notícias, sobre a importância do XIII Congresso para a RCC e seus 500 grupos de oração em Santa Catarina.

– Um dos pontos fundamentais é a formação. Vem pessoal de todos os pontos do Estado e se concentram aqui, isso gera uma fraternidade [dentro do movimento].

Segundo ele, a formação é importante para que os participantes ao se tornarem servos – que executam algum tipo de serviço dentro da RCC – possam se instruir para que depois se tornem pregadores e estejam aptos para outras atividades.

Marcos Volcan, da comissão nacional da RCC, também falou à Agência Sul 4 de Notícias. Ele explicou que este ano não acontece um congresso nacional, para que sejam priorizados os estaduais, que acontecem com tema e dinâmica comum entre nos vinte e sete Estados, numa parceria entre a equipe nacional e escritórios estaduais.

– Os congressos têm o objetivo de mobilizar o movimento e dar direcionamento, dentro da temática do movimento, mas dentro também das diretrizes da Igreja no Brasil. Neste ano estamos trabalhando principalmente a dimensão missionária, acolhendo todo apelo que [o documento da Conferência Episcopal Latino-americana em] Aparecida nos faz e Missão Continental também -, explicou.

Segundo Volcan, o congresso faz parte de uma ação articulada de preparação para um encontro Mundial da RCC que será realizado no país ano que vem, com vistas ao jubileu de 50 anos do movimento em 2017.

Agência Sul 4 de Notícias