cruzvelorio_resized

Dom Manoel disse que Cruz é sinal de solidariedade (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/CNBB Sul 4)

Parentes e amigos de Isabella Fiorini, 19 anos, receberam a visita da Cruz da Jornada Mundial da Juventude durante o velório da jovem, em São Miguel do Oeste (SC), no dia 29 de janeiro. Ela foi uma das 235 pessoas que morreram devido ao incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (SC), no domingo.

Jovens das Pastorais da Juventude da Diocese de Chapecó carregaram o símbolo até o altar, perto de onde os familiares mais próximos acompanhavam o corpo de Isabela. A celebração foi conduzida pelo bispo de Chapecó Dom Manoel João Francisco, na Igreja Matriz da cidade. Ele explicou que a Cruz Peregrina estava ali como forma de apoio e solidariedade.

– Não procurem explicação para a morte de Isabela, mas encontrem um significado e um objetivo para isso – sugeriu

O bispo também considerou que a morte de Isabela Fiorini e dos outros jovens na Boate Kiss, deve servir para mobilizar a sociedade para que outras mortes assim não ocorram, porque a “diversão deve ser segura”. A Cruz permaneceu na igreja até que o corpo de Isabela fosse retirado no final da tarde, para ser levada ao Rio Grande do Sul, onde seria cremada.

No dia seguinte, a cruz e os demais símbolos da Jornada Mundial da Juventude estavam em Pinhalzinho, a comunidade solidarizou-se com os mortos no incêndio. O nome de Isabela e das outras vítimas foram citadas ao toque de um bumbo. Dom Manoel voltou a pedir que as pessoas se unam para exigir das autoridades controle sobre as diversões públicas, para que sejam suficientemente seguras.

Ex-integrante do grupo de jovens no Colégio La Salle, Isabela mudou-se para Santa Maria onde pretendia formar-se no curso de Medicina Veterinária. Ela era considerada uma pessoa muito alegre, pelos amigos.