“Como o natural, entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus” (Lv 19,34).

Nos dias 2 a 4 de Junho, em Rio do Oeste (SC), aconteceu o V Encontro Estadual da Pastoral do Migrante, promovido pela Pastoral do Migrante do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Missão Scalabrini. O encontro teve como objetivo reunir e aproximar a Pastoral do Migrante de diversas dioceses de Santa Catarina e dialogar sobre a “Semana do Migrante 2023”.

Durante o encontro foi abordado: a realidade da pastoral nas dioceses com relação ao trabalho para com a migração, aprofundamento sobre a semana do migrante e de estudo de um novo método para a leitura da migração atual. O encontro contou com a presença do assessor nacional do Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Padre Alfredo Gonçalvez, cs, que propôs um método para a leitura da realidade atual da migração, além de conduzir um aprofundamento sobre a 38ª Semana do Migrante que possui como tema: “Migração e Soberania alimentar” e como lema, “Para o Migrante, Pátria é a terra que lhe dá o Pão” (São João Batista Scalabrini).

Estavam presentes o articulador do SPM de Santa Catarina, Padre Gabriel Battistella, cs; a Assistente de Projetos da Missão Scalabrini, Emanuely Gestal da Silva e de representantes das dioceses que compõe o Regional Sul 4. Padre Gabriel diz: “precisamos de um olhar fraterno e solidário para com os migrantes, um olhar de Inclusão”.

Confira algumas fotos do encontro.

Por CNBB Sul 4 | Fotos cedidas pela organização