Com o intuito de aprofundar a reflexão sobre o documento preparatório para o próximo Sínodo dos Bispos e apresentação da ação evangelizadora, ‘Cada Comunidade uma nova vocação’, aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 2018 o Seminário Regional da Pastoral Vocacional. Com cerca de 70 participantes de nove dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o evento foi realizado no Centro de Formação Católica de Lages (SC) e teve como tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’.

De acordo com o coordenador Regional da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (SAV), padre Marlon Malacoski, nos próximos anos a Igreja em Santa Catarina irá respirar esse novo tempo de evangelização da juventude. ‘A convite do Papa Francisco, somos todos convidados a escutar os jovens e junto com eles repensar nossa metodologia de evangelização’, declarou.

O seminário contou com a assessoria de Franklin Machado, do departamento de comunicação do Regional Sul 4 da CNBB, que trabalhou com os participantes a temática do jovem no mundo de hoje e os novos tempos trazidos pela era digital. O momento também foi oportuno para uma prévia avaliação da utilização das redes sociais como um espaço de evangelização e propagação da cultura vocacional.

Durante o encontro aconteceu a apresentação da ação evangelizadora ‘Cada Comunidade uma nova vocação’. O projeto, que foi aprovado como ação das 10 dioceses durante a 50ª Assembleia Regional de Pastoral, foi apresentado pelo secretário executivo do Regional Sul 2  da CNBB, padre Mário Spaki. Segundo o padre, esta ação evangelizadora, que terá início em fevereiro de 2018, tem como proposta que cada comunidade coloque-se em oração, como um único corpo, pedindo ao Senhor, por intercessão de Nossa Senhora, uma nova vocação para a Igreja.

Um dos pontos marcantes do seminário foi visita dos participantes em algumas comunidades de paróquias da cidade de Lages. O intuito da visita foi conhecer a realidade local, confraternizar com os integrantes das comunidades e juntos rezar pelas vocações.

 

 

Fotos: Ir. Vicente Fialho