Neste dia 24 de outubro, nós bispos das dez dioceses de Santa Catarina, estamos iniciando nossa “Visita Ad Limina Apostolorum” aqui em Roma. Daqui em poucos minutos, pelas 6h40 da manhã, horário de Roma, já estaremos saindo da casa onde estamos todos hospedados, a “Domus Romana Sacerdotalis”, traduzida significa “Casa Romana dos Sacerdotes” para nos dirigir, a pé, para a Basílica de São Pedro, onde às 07h30 daqui, às duas da madrugada no horário de Brasília, rezaremos a primeira missa oficial dessa visita. Adivinha onde! NO ALTAR DA TUMBA DO APÓSTOLO SÃO PEDRO. Não! Você não leu e nem entendeu errado. É isso mesmo. Todos os dias rezaremos em alguma das principais Basílicas, inclusive na do Apóstolo São Paulo, na Basílica de São João do Latrão e na de Santa Maria Maior.

Depois durante o dia faremos “visitas” – reuniões nos Dicastérios, tipo, “Ministérios de governo, 1º da Evangelização; 2º da Doutrina da Fé; 3º para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos; e por fim, no Dicastério para a Comunicação. Todas essas visitas/reuniões serão no hoje. Assim serão também nos outros dias até sábado, inclusive com alguma visita às Catacumbas, onde os primeiros cristãos perseguidos pelos imperadores romanos tinham que viver e se esconder. Estas, para quem não sabe, são quase como que “cidades” subterrâneas. São verdadeiros labirintos de corredores, escadas, entre corredores, “casas”, túmulos, lugares de oração e somente conduzidos por guias profissionais para não se perder.

A MANHÃ DE SEXTA FEIRA, DIA 28 SERÁ TODA RESERVADA PARA A AUDIÊNCIA COM O PAPA FRANCISCO. O NORMAL, SEGUNDO OS GRUPOS DE BISPOS ANTERIORES QUE FIZERAM A VISITA, TEREMOS APROXIMADAMENTE DUAS HORAS PARA ESTE ENCONTRO ONDE ELE NOS DIRIGE A PALAVRA E DEPOIS QUER ESCUTAR CADA BISPOS E PERMITIR A FAZER TODAS AS PERGUNTAS NECESSÁRIAS, SEM RESERVA DE QUALQUER TEMA OU ASSUNTO. Eu já trouxe junto um quilo de erva mate para dar de “presente” a ele que, como bom Argentino, aprecia um bom chimarrão.

Esta visita que todos os bispos católicos do mundo fazem, normalmente de 5 em 5 anos, é a maior demonstração de nossa comunhão, unidade e colegialidade com o Sucessor do Apóstolo São Pedro. Ele é o Bispo da Diocese de Roma, onde São Pedro foi o primeiro bispo, para nós ele é o Primeiro entre seus IRMÃOS BISPOS. Assim já acontece há quase dois mil anos. Quem está em comunhão com o Papa, isto é, com Pedro, está em comunhão com a Igreja e com Cristo. Quem quebra esta comunhão, e digamos assim, “obediência”, também quebra com a Igreja e com o próprio Jesus Cristo que escolheu São Pedro como líder dentro do grupo dos discípulos e Apóstolos, entregando a ele “as chaves” para “ligar e desligar” e, após a ressurreição, “para apascentar Suas ovelhas”.

Nesta semana tão abençoada para nós Igreja em Santa Catarina, lemos na carta de São Paulo aos Efésios “ Sede bons uns com os outros, sede compassivos, perdoai-vos uns aos outros, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. SEDE IMITADORES DE DEUS, como filhos que ele ama”. Ainda lemos no texto do evangelho segundo Lucas 13 que, mesmo em dia de sábado, ELE FAZ O BEM DA CURA DE UMA MULHER ENCURVADA JÁ HÁ 18 ANOS, e faz isso dentro de uma sinagoga, deixando “o chefe da sinagoga, muito furioso. O chefe disse a Jesus que isso era proibido fazer em sábado, mas Jesus, com calma, mas firmeza chama o chefe de “Hipócrita”, porque diz, que mesmo em dia de sábado todos também soltam o gado ou o jumento do curral para lhes dar de beber, o que também seria proibido em sábado. Então como se poderia fazer o bem a um animal, e não poderia FAZER O BEM PARA UMA PESSOA, filha de Deus, que já estava “presa e dominada por uma doença?

Portanto, que nossa semana seja muito abençoada PRATICANDO O BEM ASSIM COMO JESUS FEZ. Inclusive, que não sejamos agressivos, ofensivos ou violentos com nossos adversários ou com quem nos ofenda. SER BOM E IMITADOR DE DEUS QUE É BOM. ESTE É O CAMINHO DA PAZ E DA JUSTIÇA.

 

Por Dom Guilherme Antonio Werlang | Foto: Jaison Alves da Silva