Nos dias 02 a 04 de junho de 2023, realizou-se o Seminário preparatório das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Grupo Bíblico de Reflexão (GBR/F), que representarão o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no 15º Encontro Intereclesial das CEBs, em Rondonópolis MT, de 18 a 22 de julho próximo.

O Seminário foi dividido em 03 momentos, tendo por base o conteúdo do 7º Encontro da Cartilha do Texto Base do 15º Encontro Intereclesial, com o tema: CEBs, Igreja em saída para as periferias.

O primeiro momento: Olhos de Irmãos e Irmãs para VER, foi assessorado por Jaime Bianchi  na qual fez a Análise da Conjuntura social, política, econômica e eclesial. A mesma foi a partir da Análise de Conjuntura apresentada na Assembleia da CNBB. Foi oportunidade de ver a realidade na qual as CEBs e GBRF estão inseridos, seus desafios e esperanças.

No segundo momento: Olhos de Discípulos e Discípulas para JULGAR, a reflexão foi sob a inspiração das primeiras Comunidades Cristãs, em AT 2, 42-46, como uma experiência genuína de Sinodalidade. A partir desse contexto, a assessora Neuza Mafra, trabalhou a fundamentação bíblica do verbo SAIR, através de um fio que costura uma colcha de retalhos desde o Antigo e Novo Testamento. “Todo sair, parte de um limite e evoca para um recomeço”.

O terceiro momento: Olhos de Profetas e Profetizas para AGIR, coordenado por Padre Vilmar Gazaniga, foi o momento das CEBs e GBRF, avaliarem a caminhada até aqui, inclusive, seus desafios, e se projetarem para além de um cronograma: Sair, para quais periferias? Que espaços de comunhão, participação e missão (conselhos, assembléias…) o que precisamos fortalecer? Para esse momento, os grupos aprofundaram as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, que envolvem as CEBs e os GBRF.

Ainda nessa dinâmica do Agir, o Seminário dedicou um tempo para orientações do Secretariado Nacional das CEBs para os Regionais, e fez os últimos preparativos junto ao Grupo de Representantes do Regional Sul 4 para o 15º Encontro Intereclesial que será representado por 45 pessoas: leigos, leigas e padres e com a participação de 02 Bispos do Regional.

Destaca-se do Seminário os momentos de Mística, Celebração Eucarística e Envio, além da costumeira confraternização, que teve um caráter junino.

Confira algumas imagens do encontro:

Por Pe. Vilmar Gazaniga | Fotos cedidas pela organização