Com o tema Eucaristia a IX Semana Litúrgica reuniu e cerca de 300 lideranças religiosas e leigos da Diocese de Chapecó. O Padre Doutor Jesuíta Francisco Taborda veio de Minas Gerais para assessorar atividade iniciada dia 16 em São Miguel do Oeste e encerrada dia 24, em Chapecó.

Cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste sediaram atividades (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)

Cidades de Chapecó e São Miguel do Oeste sediaram atividades (Foto: Daiane Servo/Diocese de Chapecó)

Taborda falou sobre os Ritos da Liturgia Eucarística presentes nas celebrações. Para ele, uma das finalidades da Eucaristia é que seus participantes transformem-se no Corpo de Cristo.

– O centro da celebração eucarística é a oração eucarística. Nela, depois de darmos graças a Deus por tudo que realizou em nosso favor por Jesus Cristo, suplicamos que, segundo sua promessa, envie o Espírito Santo para que o pão e o vinho se tornem o corpo e o sangue de Cristo e assim transforme a nós, comungantes, no único corpo de Cristo, seu corpo eclesial- explicou o teólogo.

A coordenadora das Pastorais Sociais em Chapecó, Irmã Deloci dos Passos, avaliou que a Semana Litúrgica serviu para reavivar conceitos.

– Sobretudo [foi] uma retomada do sentido da Eucaristia na vida cristã e do compromisso que ela comporta. Sinto que este tema veio reacender em nós, como Igreja, iluminados e iluminadas pela Palavra de Deus, fortalecidos e fortalecidas pela Eucaristia e animados e animadas pela fé no Deus libertador, a exercer o nosso profetismo como uma marca constante na nossa ação evangelizadora de cuidar e de resgatar a vida, sobretudo dos mais pobres – afirmou.

Durante a Semana Litúrgica, aconteceu o lançamento do livro “Louvações: Celebração Dominical da Palavra”. A publicação traz louvações dominicais para todos os tempos litúrgicos, além de celebrações específicas para festas de Nosso Senhor, de Nossa Senhora, dos Santos e das Santas e de datas religiosas importantes para os fiéis da Diocese.

Marcelo Lui Zapelini, com Daiane Servo