Entre os dias 12 e 19 de maio, igrejas de todo o Brasil, incluindo católicas, anglicanas, evangélicas, protestantes, ortodoxas e outras denominações, celebraram a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). O tema deste ano foi “Amarás a Deus e ao próximo como a ti mesmo” (cf. Lc 10,27) e a pergunta para reflexão foi: “De quem eu me faço próximo, próxima?”

No Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o primeiro evento foi um seminário realizado no Centro de Eventos Rodeio 12, em Rodeio, SC, nos dias 15 e 16 de abril de 2024. Representantes das dioceses catarinenses e de outras denominações religiosas se reuniram para discutir e preparar a SOUC em Santa Catarina.

Veja como a SOUC foi celebrada nas dioceses catarinenses:

Chapecó

Diocese de Chapecó: Realizou uma Celebração Ecumênica em Iporã do Oeste na última segunda-feira (13), com a participação de membros de duas denominações luteranas e da Igreja Católica. O bispo de Chapecó e presidente da CNBB Sul 4, dom Odelir José Magri, MCCJ, destacou a importância de testemunhar a comunhão e a unidade, afirmando: “Somos chamados a testemunhar a comunhão e a unidade. Acreditamos no mesmo Deus, no mesmo Jesus e professamos a fé no Deus trindade. Precisamos dar passos nesse sentido da vivência, da comunhão como organização, como igreja”.

 

Arquidiocese

 

 

Arquidiocese de Florianópolis: Diversos eventos foram promovidos pela Comissão Arquidiocesana para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso (CADEIR) e pelo Centro Ecumênico de Estudos e Diálogo Inter-religioso (CEE). As celebrações ocorreram em diferentes locais:
12/05: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) – Igreja Santa Maria Madalena Apóstola.
14/05: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR) – Igreja de São Judas Tadeu.
15/05: Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).
15/05: Comunidade Cristã do Templo de Jurerê Internacional (CCTJI).
17/05: Centro de Tratamento Recanto Silvestre em Biguaçu.
18/05: Centro Ecumênico de Estudos e Diálogo Inter-religioso (CEE) em Biguaçu.

Caçador

Diocese de Caçador: Três paróquias da microrregião de Caçador (Cristo Redentor, São Francisco de Assis e Nossa Senhora Rainha) e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) se reuniram para dois encontros ecumênicos nos dias 15 e 17 de maio. A primeira celebração ocorreu na comunidade da IECLB e a segunda na Paróquia Cristo Redentor. As celebrações visavam estimular a comunhão entre as igrejas e orar juntos por uma unidade mais plena, conforme o desejo de Cristo (Jo 17, 21).

Tubarão

 

 

 

 

Diocese de Tubarão: Distribuiu materiais da SOUC para todas as paróquias. Reflexões e orações para os oito dias da semana foram gravadas para a Rádio Tubá. No dia 15 de maio, às 19h30, foi realizada uma Celebração Ecumênica no Colégio São José, com a presença do reverendo Paulo Duarte da IEAB e do padre Elias Della Giustina, além de representantes dos colégios e paróquias católicas e anglicanas. A celebração abordou o tema do amor e da reconciliação.

Blumenau

 

Diocese de Blumenau: Realizou dois momentos celebrativos da SOUC. O primeiro foi na localidade de Rio Ada, em Rio dos Cedros (SC), e o segundo em Pomerode (SC), no dia 16 de maio de 2024, às 14h30, no Teatro Municipal da cidade. A celebração reuniu aproximadamente 400 pessoas, entre alunos, professores e diretores das escolas municipais e particulares. Foi presidida pelos pastores Túlio e Alvimar da Igreja Luterana e pelo padre Raul Kestring da Igreja Católica de Blumenau, com a animação do coral do Colégio Sinodal Doutor Blumenau. Nas escolas, trabalhou-se o tema da semana de oração: “De quem eu me faço próximo, próxima?”.

Lages

 

Diocese de Lages: Em Lages desenvolveu ações celebrativas fomentando a oração e a unidade pelos cristãos, no período de 12 a 19 de maio. Além da Igreja Católica, também participaram a Igreja Evangélica Luterana e Igreja Católica Brasileira. A SOUC iniciou em Lages com uma reunião e Café Ecumênico realizado no dia 16 de maio na Cáritas Diocesana, com a presença da equipe diocesana do ecumenismo e diálogo inter-religioso, o coordenador diocesano de pastoral, Padre Álvaro e representantes de outras comunidades religiosas. Na sexta-feira, dia 17, a missa ocorreu na Catedral, presidida pelo pároco, padre Marcos Costa,  e homilia pelo pastor Marcos Fries, da Igreja Evangélica Luterana. E no domingo de Pentecostes, 19 de maio, o encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos ocorreu na Igreja Evangélica Luterana, com o culto ecumênico, presidido pelo Pastor Marcos e homilia feita pelo padre Rock, da Paróquia do Rosário.

 

Por Jaison Alves da Silva com informações das dioceses | Fotos cedidas pelas dioceses.