Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Os secretários executivos dos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos na quarta-feira, 14 de julho, para o encontro anual. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa aconteceu de forma virtual, por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo o padre Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB,  muitos temas, desafios e oportunidades foram compartilhados nesse encontro.

De acordo com ele, os encaminhamentos mais centrais foram: “a necessidade de nosso bom envolvimento no processo do Sínodo 2023; termos uma mais profunda formação sobre a Lei de Proteção de Dados; incentivarmos em nossos regionais a proposta da Economia de Francisco e Clara; trabalharmos em nossos encontros, com mais tempo, temas mais urgentes relacionados especificamente à nossa missão de secretários e secretárias executivos regionais”, explicou.

“O grupo é fabuloso! Louvo a disponibilidade, alegria e comprometimento desses secretários e secretarias regionais. Essa generosidade dos participantes é que faz o nosso trabalho fluir, com mais leveza e solidariedade”, disse.

A reunião teve também como finalidade conhecer a realidade local de cada regional e partilhar experiências. O diácono Francisco Andrade de Lima, secretário executivo do regional Norte 1 da CNBB, afirmou que o momento foi de partilha, reflexões e de apontar caminhos. “Olhar para a nossa ação como Igreja, como secretários regionais, como pessoas que estão à disposição nesse caminho, nesse tempo que temos agora”, disse.

Por CNBB.