Reunião Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs e
Grupos Bíblicos de Reflexão e Família – GBR/F do Regional Sul 4

No último final de semana, de 23 a 25 de fevereiro, na Diocese de Caçador, aconteceu a Reunião Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Grupos Bíblicos de Reflexão e Família (GBR/F) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No encontro estavam presentes lideranças leigas e padres, que animam este serviço nas dioceses de Santa Catarina.

No encontro, os participantes tiveram momentos de mística e espiritualidade, incluindo a celebração da Santa Missa, enriquecidos por reflexões profundas, profecias e devoção.

O primeiro dia foi dedicado à reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2024, “Fraternidade e Amizade Social”, instigando os presentes a uma conversão social, eclesial e comunitária, visando superar a cegueira fraterna e a indiferença social.

No segundo dia, iniciou-se com uma análise abrangente da conjuntura política, social, eclesial e ambiental, assessorado por Jaime Bianchi, da Diocese de Chapecó. Em seguida, houve uma reflexão formativa sobre a contribuição das CEBs para a segunda etapa do processo Sinodal, que acontecerá em outubro de 2024, conduzida pela assessora Neuza Mafra. Esta análise destacou lacunas identificadas no Relatório Síntese da Assembleia Sinodal, como a necessidade de um entendimento mais aprofundado sobre sinodalidade, a questão dos ministérios, o papel das mulheres e do laicato, entre outros pontos, que necessitam ser aprofundados e vivenciados nas comunidades locais.

Um momento crucial foi a retomada dos compromissos assumidos no 15º Intereclesial das CEBs, realizado em Rondonópolis – MT, em julho de 2023, sob o tema “CEBs – Igreja em saída na busca da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam eu vou criar novo céu e uma nova terra”. Entre esses compromissos, destacam-se o investimento nos Grupos de Reflexão/Bíblicos/Família como sementeiras das CEBs, o acolhimento e protagonismo das juventudes na base das comunidades, e a adesão aos princípios da Economia de Francisco e Clara, especialmente os “Três Ts – Terra, Teto e Trabalho”.

Durante o evento, os participantes receberam uma mensagem de encorajamento, de Dom Odelir José Magri, MCCJ, bispo da Diocese de Chapecó, Presidente da CNBB Sul 4 e bispo referencial do Laicato em Santa Catarina, e a visita de Dom Cleocir Bonetti, bispo da Diocese de Caçador, que compartilhou uma mensagem de esperança para o tempo quaresmal.

Ao planejar as ações para o ano de 2024, foi definido o tema do próximo Seminário das CEBs: “CEBs e a Economia de Francisco e Clara”, agendado para maio de 2024, na Diocese de Lages.

Ao encerrar a reunião, os participantes reafirmaram o compromisso de fortalecer a caminhada de “não desistir da comunidade, não desanimar na caminhada, não banalizar a missão, não deixar cair a profecia, e não perder a esperança”.

Confira algumas fotos do encontro.

Com informações e fotos do Coordenador Regional das CEBs: Padre Dulcio Antonio de Araújo