Entre os dias 3 e 16 de setembro, o Curso de Preparação para a Missão Ad Gentes aconteceu no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, no Distrito Federal. Durante essa formação, o Padre Josemar Silva, pertencente à Arquidiocese de Florianópolis, representou o Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Projeto Missão Ad Gentes em Santa Catarina foi elaborado pelo Conselho Missionário Regional (COMIRE) da CNBB Sul 4, junto com uma equipe especialista em missão, em colaboração com a equipe missionária do COMIRE da CNBB Sul 3. Após a elaboração, o projeto foi apresentado aos bispos de Santa Catarina, sendo aprovado e adotado como um projeto oficial no Regional Sul 4.
Atualmente, o Regional Sul 3 encontra-se em missão em duas paróquias localizadas em Moma, um distrito da província de Nampula, em Moçambique. Devido às dificuldades em manter essas duas paróquias de missão, o Sul 3, ciente do desejo do Regional Sul 4 em abrir uma frente missionária além-fronteira, propôs a Santa Catarina assumir uma das paróquias, a de Larde, Moçambique. Padre Josemar Silva foi escolhido para esta missão e iniciará seu trabalho na Arquidiocese de Nampula no início do próximo ano. Atualmente, padre Josemar, está em missão na Diocese de Macapá (AP), onde atua desde 2018.
Nesse espírito de alegria e fervor que o tema do Mês Missionário deste ano nos propõe, a Igreja de Santa Catarina tem um papel especial: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo. Corações ardentes, pés a caminho”.
O que é a Missão Ad Gentes
A missão “Ad gentes” é uma parte fundamental da missão da Igreja de propagar o Evangelho e compartilhar os ensinamentos de Jesus com todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica, cultura ou localização geográfica. Ela reflete o compromisso da Igreja em levar a mensagem de amor, redenção e salvação a todas as partes do mundo.
Para realizar essa missão, a Igreja envia missionários para áreas onde o cristianismo ainda não é amplamente conhecido ou praticado. Esses missionários trabalham para estabelecer comunidades cristãs locais, ensinar a doutrina cristã e prestar assistência social e humanitária às comunidades que servem. Eles muitas vezes enfrentam desafios significativos, como barreiras linguísticas, diferenças culturais e obstáculos políticos, mas estão dedicados a cumprir a missão “Ad gentes”.
Por CNBB Sul 4. Com informações de Zenir Gelsleichter, Secretária do COMIDI- Arquidiocese de Florianópolis e Membro do COMIRE CNBB Sul 4.