“Caminhar junto com os povos indígenas sob a inspiração e guia do Espírito Santo”
(Papa Francisco – Sínodo para a Amazônia 2019)

A Pastoral Indigenista da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4 realizou seu primeiro encontro presencial nos dias 19 a 21 de maio de 2023, no Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste – SC. Estavam presentes representantes das arqui/dioceses de Rio do Sul, Chapecó, Blumenau, Tubarão e Florianópolis. O tema central do encontro foi a “Mística missionária” assessorado por padre Paulo Suess e irmã Laura Vicuña.

O encontro iniciou com a partilha dos agentes sobre a realidade vivenciada no seu agir pastoral com os indígenas. Em seguida, Pe. Paulo Suess ajudou a refletir sobre a “Mística Missionária” a partir das Encíclicas Papais – Evangelii Gaudium (2013), Laudato Si (2015) e Fratelli Tutti (2020). Em sua fala, trouxe os aspectos chaves das encíclicas e motivou os participantes a serem cristãs e cristãos, discípulas e discípulos missionárias e missionários de Cristo, promovendo “a espiritualidade do encontro (Evangelii Gaudium), a ter estilo de vida profético e contemplativo, onde sejam valorizadas a sobriedade e capacidade de se alegrar com pouco (Laudato Si) e a garantir um mundo para todos, viver o amor maior (Fratelli Tutti)”.

Ir. Laura Vicuña, a partir de sua experiência missionária junto aos Povos Indígenas de Rondônia, trouxe a reflexão sobre a importância da convivência fraterna e da presença solidária junto às comunidades indígenas. Para ela, “os membros da pastoral indigenista devem priorizar a escuta para que se realize a conversão constante de aceitar o outro, sua cultura e sua forma de ser e estar no mundo”. Destacou a importância de se perceber, na forma coletiva de vida dos indígenas, a Ecologia Integral. Segundo Ir. Laura, “Devemos ser uma presença evangélica de anúncio da Boa-nova e denúncia das estruturas de morte”.

 

As assessorias de Pe. Paulo Suess e Ir. Laura Vicuña facilitaram as reflexões acerca da organicidade desta nova Pastoral e contribuíram na elaboração do seu plano de atividades em sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.

Foram dias intensos de reflexão, oração, celebração, formação e partilha de alegrias, sonhos e esperança. Jesus Cristo, com seu Evangelho da Vida, fortaleceu a articulação da Pastoral Indigenista e animou a presença fraterna e a missão da Igreja Católica do Regional Sul 4 da CNBB junto aos povos indígenas no estado de Santa Catarina.

 

Por Marline Dassoler, articuladora regional da Pastoral Indigenista | Foto: Marline Dassoler