A formação técnica, indispensável para o cumprimento dos objetivos estatutários da Pastoral

A formação técnica, indispensável para o cumprimento dos objetivos estatutários da Pastoral (Foto: PPI/Divulgação)

Coordenadores diocesanos e membros da coordenação regional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) estiveram reunidos nos dias 9 e 10 de outubro na Paróquia da Santíssima Trindade em Florianópolis para a Assembleia Anual da PPI Regional Sul-4. O objetivo do encontro é fortalecer a fé e o empenho dos participantes por meio da troca de experiências, compartilhamento de avanços e dificuldades, busca conjunta de soluções, proposição de metas, evangelização e formação técnica.

— A assembleia mesclou momentos de espiritualidade, formação e incentivo mútuo. Também foi uma oportunidade para planejarmos as ações da PPI em 2014 com as coordenadoras diocesanas para estruturarmos nosso trabalho de forma ainda mais organizada —, explicou a coordenadora estadual da PPI, Osvaldina Zucco Weber.

Destaque ainda para a visita do arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis e presidente da Regional Sul-4, Dom Wilson Tadeu Jönck, que falou sobre a importância do fortalecimento da PPI diante do incontestável envelhecimento populacional. O pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Frei Justino Félix Stolf , o secretário executivo da CNBB Regional Sul-4, Ademir Freitas, e o Ir. Aroni Rauen também prestigiaram o encontro.

A formação técnica, indispensável para o cumprimento dos objetivos estatutários da Pastoral, ficou sob a responsabilidade da representante do INSS Glaucia Bhaia de Brito, que falou sobre os direitos previdenciários dos idosos, e da advogada Ariane Angioletti, membro da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB-SC. Ela abordou o papel dos líderes da PPI no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas.

por Camilla Baptista Mallon Geiger