Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Agentes da Pastoral da Pessoa Idosa partiram da Catedral de Florianópolis em uma caminhada pelo Centro. (Foto: Marcelo Luiz Zapelini/PPI)

Líderes comunitários e coordenadores paroquiais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) que atuam na Arquidiocese de Florianópolis participaram de uma celebração no último sábado (22/10). Além da capital, os municípios de Brusque, Tijucas, Balneário Camboriú e Garopaba foram representados. O encontro foi uma comemoração ao mês do idoso. As atividades tiveram início com uma missa festiva celebrada pelo pároco Davi Antônio Coelho na Catedral Metropolitana.

O trabalho de São João Paulo II e do Papa Francisco em prol das pessoas idosas no mundo foi lembrado como um grande exemplo a ser seguido pelos líderes da PPI nas comunidades em que atuam. A coordenadora arquidiocesana, Osvaldina Zucco Weber, recebeu uma homenagem durante a missa por sua atuação, tanto no sentido de ampliar quanto de fortalecer as atividades nas paróquias onde os trabalhos já estão sendo feitos.

— Esse encontro foi uma forma de homenagear e fortalecer nossos líderes e coordenadores paroquiais pela atuação em prol das pessoas idosas e também para renovar e aprofundar a nossa fé na missão da PPI, que é levar carinho, esperança, amor e cuidados para os mais necessitados, além de servir de ponte entre a pessoa idosa e sua família e com os serviços existentes na comunidade voltados à pessoa idosa —, destacou Osvaldina.

Após a missa, o grupo seguiu em caminhada pelas ruas centrais de Florianópolis com faixas e cartazes para sensibilizar a comunidade sobre as questões e os desafios do envelhecimento e sobre a importância do cuidado e da atenção com as pessoas idosas. Na sequência, a coordenação arquidiocesana ofereceu um almoço de confraternização, em um dos salões da Catedral.

Cada paróquia teve a oportunidade de mostrar uma apresentação artística e concorrer a brindes. A tarde terminou com a partilha de um bolo personalizado da PPI. O encontro de 2017 ficou agendado para o dia 30 de setembro, véspera do Dia Internacional do Idoso.

Com Camilla Baptista Mallon Geiger