A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) outorgou à Pastoral da Juventude (PJ) sua mais importante honraria, a Comenda do Legislativo Catarinense, em sessão solene realizada na noite de terça-feira (25), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
Para o deputado estadual padre Pedro Baldissera (PT), autor da indicação, esta é uma homenagem pelos 41 anos da PJ no Brasil e pela “simbologia que ela representa: a ligação entre fé e vida, o pensar de uma sociedade mais inclusiva que leve em consideração a relação humana com a espiritualidade. A pastoral é estratégica para as paróquias e dioceses, pelo trabalho que realiza com a juventude”.
O secretário regional da Pastoral da Juventude, Uilian Dalpiaz, declarou que é a “homenagem merecida há tantos anos que a PJ em SC faz um bonito trabalho em busca de outro mundo possível”
A comenda foi criada para “valorizar aqueles que se destacaram pelo seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado”, explicou deputado Romildo Titon (PMDB), presidente da Alesc.
Na ocasião, o padre João Bachmann também foi homenageado. Ele é um dos fundadores do Albergue Bom Pastor, que serve gratuitamente duzentas refeições diárias em Blumenau (SC).
Atuação
A Pastoral da Juventude é uma entidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Baseada em grupos de jovens, realiza ações em defesa da vida, da juventude e de políticas públicas, principalmente, através de missões jovens, celebrações estaduais e formações.
Foi a primeira entidade a presidir o Conselho Nacional de Juventude, criado em 2005. Em Santa Catarina, segue defendendo a criação do Conselho Estadual de Juventude, que ainda tramita no poder público.