O próximo sábado (9) será marcado pelo passeio ciclístico Pedal Humanitário, em Florianópolis, que começará na sede da Justiça Federal, na avenida Beira-Mar Norte, e vai até o Parque de Coqueiros. Já no continente, haverá uma programação cultural organizada por imigrantes e uma feirinha com comidas e produtos típicos do Haiti, Senegal, Marrocos, Síria, Venezuela e Colômbia.

A concentração na Beira-Mar começa às 8h e a saída do Pedal está marcada para 9h. A atividade cultural, esportiva e humanitária em defesa da população refugiada e imigrante está inserida nas programações globais do Dia Mundial do Refugiado, marcado para o próximo dia 20 de junho.

Para se inscrever no Pedal Humanitário o interessado dever enviar e-mail para [email protected] e doar uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas descartáveis infantis, que serão destinados às famílias dos refugiados e imigrantes atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante de Santa Catarina. A inscrição só será efetivada com a entrega da doação, que pode ser feita antecipadamente na Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) do MPF/SC (Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876, torre 3) ou no dia do evento.

O evento é promovido pelo Bem Viver, programa de QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) do MPF/SC (Ministério Público Federal em Santa Catarina) e o MPT-SC (Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina). Também é resultado de uma parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, Crai/SC (Círculos de Hospitalidade e Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante) e com apoio da Justiça Federal em Santa Catarina, OAB/SC e Associação dos Servidores do MPF/SC. O passeio tem ainda o apoio da Associação dos Juízes Federais de SC, Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados, Engie, Cicles Hoffman e Proc Bike.

Fonte: Jornal Notícia do Dia – Florianópolis