A Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma inicia na próxima segunda-feira, 19, o projeto itinerante “Espiritualidade e Mística do Agente da Pastoral da Saúde – Políticas Públicas, Direitos dos Cidadãos”.

O evento que será realizado em todas as seis comarcas da diocese, é acompanhado pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, que ministrará o tema espiritualidade e mística, durante as manhãs.

Nos períodos da tarde, serão abordados os “Direitos dos Usuários da Saúde”, com as professoras Márcia Piazza, Lurdes Fabris, Renize Zaniboni e a acadêmica Elizabete Araújo, do curso de Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), parceiro da iniciativa e também de outras atividades de esclarecimento e auxílio junto à pastoral. 

O projeto colabora de forma concreta com a proposta da Campanha da Fraternidade 2012, cujo tema é a saúde, e com as dimensões solidária, comunitária e político-institucional que baseiam o serviço prestado pela Pastoral da Saúde.

— As dimensões focam o trabalho junto aos enfermos em hospitais, na família e na comunidade. O uso da sabedoria popular, através do trabalho com plantas medicinais e na prevenção de doenças, além da consolidação de parcerias junto a órgãos governamentais e não-governamentais para realização de políticas de saúde sustentadas pelos princípios de universalidade, integralidade e igualdade —, explica a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde, Maria Rosa Mendes.

Quando e onde acontece o projeto

No dia 19 de março, a formação é realizada na Paróquia de Urussanga. No dia 22, na Paróquia Sagrada Família, em Araranguá; no dia 26, no bairro Pinheirinho, em Criciúma, e em 29 de março, em Santa Rosa do Sul. No dia 04 de abril, em Turvo e no dia 11, em São Bento Baixo, Nova Veneza.

O curso é gratuito e inicia sempre às 08h30, com término às 16h30. É voltado para agentes da Pastoral da Saúde e à população em geral. Para participar, os interessados devem entrar em contato com as coordenações comarcais: