Interessada em discutir seu papel e contribuição política no atual momento histórico que o Brasil atravessa, a Casa Fonte Colombo, Instituição mantida pelos Freis Capuchinhos, em parceira com a Pastoral da Aids, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, aconteceu entre os dias 03 e 05 de agosto o VIII Seminário Nacional de Incidência Política, em Porto Alegre (RS). Participaram cerca de 100 agentes da Pastoral da Aids e integrantes de Pastorais, profissionais de saúde e gestores de diversos municípios que representarão 20 Estados do Brasil.

O objetivo do encontro foi qualificar lideranças que participam nas instâncias de controle social, de forma especial, os membros que participam nos Conselhos de Saúde ou coordenam ações pastorais nas Dioceses do Brasil. Neste ano, o Seminário trouxe o tema: “Que País é esse?”, numa tentativa de compreender o momento atual do Brasil e os possíveis rumos que se desenham com o atual cenário político.

Do Regional Sul 4 da CNBB, participaram do evento o seminarista Kleber Oliveira, irmã Therezinha e Izilda da Diocese de Caçador; Daniete e Valdete da Arquidiocese de Florianópolis e Mara da Diocese de Criciúma.