Abrindo as atividades da primeira parte desta manhã (10), segundo dia da reunião do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os participantes do evento partilharam atividades realizadas pelas pastorais nas 10 dioceses do estado de Santa Catarina. Confira abaixo alguns pontos trazidos durante o momento:

Diocese de Joinville: Articulação de trabalho em rede entre as pastorais e realização do Seminário Diocesano das Pastorais Sociais com a temática da Superação da Violência.

Diocese de Lages: Realização de 3 reuniões do Fórum Diocesano das Pastorais Sociais, articulação de um seminário para implantação do Projeto Rios e apresentação nas missas dos trabalhos das Pastorais Sociais.

Diocese de Rio do Sul: Destaque para o crescimento da articulação da Pastoral da Saúde, Pastoral da Pessoa Idosa e Pastoral Carcerária e a participação nos Conselhos Municipais.

Diocese de Blumenau: Realização de encontros mensais das pastorais, implantação da Escola da Cidadania e articulação das Pastorais do Imigrante, Indigenistas e da Pessoa Idosa.

Foto: Franklin Machado/CNBB Sul 4

Arquidiocese de Florianópolis: Integração das Pastorais Sociais com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), implantação do Projeto Rios, atuação no Centro de Apoio aos Migrantes Imigrante (CRAI) e na Casa de Acolhida São José e o estudo da Doutrina Social da Igreja nas foranias.

Diocese de Caçador: Realização de três reuniões do Fórum Diocesano das Pastorais Sociais e realização de um Seminário de Políticas Públicas e Controle Social. Crescimento na articulação das pastorais da AIDS, Hospitalar, Sobriedade e Cabocla.

Diocese de Joaçaba: Existe uma dificuldade na articulação diocesana das Pastorais Sociais, mas existem trabalhos nas bases com destaque para o trabalho com as pastorais do Migrante, Carcerária e da Criança.

Diocese de Chapecó: Ainda falta um trabalho transversal, mas existem trabalhos organizados com destaque na articulação da Pastoral do Migrante e Indigenista. Articulação para realização de um Seminário de Fé e Política e envolvimento das Pastorais Sociais nas Santas Missões Populares na Diocese.

Diocese de Criciúma: Vivência do processo de articulação diocesana do Fórum da Pastorais Sociais na busca de fortalecimento e existem trabalhos específicos de cada pastoral nas bases e em nível de Diocese.

Diocese de Tubarão: Os trabalhos das Pastorais Sociais acontecem em articulação com as Cáritas Diocesana e destaque para a articulação das Pastorais da Pessoa Idosa e dos Pescadores.

Após a apresentação, foi aberta a palavra para aprofundamento dos pontos que se encontram na articulação entre as Dioceses com a mediação da assessora da Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina, Joseanair Hermes. Pontos como a responsabilidade e transparência com a utilização dos recursos do Fundo Diocesano de Solidariedade e as atividades com os migrantes venezuelanos que estão para chegar ao estado de Santa Catarina foram levantados pelos participantes.