Pensar a comunicação a serviço da evangelização, numa Igreja em saída e samaritana – Foi com este objetivo que a Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida no último sábado, 8 de fevereiro, em Florianópolis (SC), para o primeiro encontro da equipe de coordenação estadual, em 2020. O evento, realizado na sede da secretaria da CNBB Sul 4, contou com representações da Arquidiocese de Florianópolis e das Dioceses de Joinville, Tubarão e Caçador. Também esteve presente integralmente na reunião, o secretário-executivo do Regional Sul 4, padre Luciano dos Santos.

Dentro da programação da reunião, o grande destaque foi o planejamento das ações da Pastoral dentro dos encaminhamentos práticos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina 2020-2023. A partir da leitura e seleção dos encaminhamentos que se adéquam com a missão da PASCOM, foi criado um grupo de trabalho que irá transformar os encaminhamentos selecionados pela equipe em um Plano de Ação para os próximos quatro anos. O Grupo de trabalho do Plano de Ação irá se encontrar no próximo dia 20 de fevereiro, também em Florianópolis, para dar andamento na construção do planejamento.

As ações realizadas pela PASCOM Sul 4 estarão embasadas pelo organograma da Pastoral aprovado pela equipe durante a reunião. De acordo com o coordenador regional da PASCOM, Franklin Machado, a partir do organograma será possível olhar onde está a missão e ação da pastoral em Santa Catarina. “A PASCOM é uma pastoral que se coloca a serviço da Igreja, como facilitadora no âmbito da comunicação. O organograma aprovado durante a nossa reunião, é baseado dentro da articulação nacional da pastoral e nos ajudará a entrelaçar a missão da nossa pastoral com o que nos pede as Diretrizes da Igreja em Santa Catarina. Dentro do tripé articulação, formação e espiritualidade, desejamos fazer das PASCOM Sul 4 um espaço samaritano e aberto aos novos desafios dos nossos tempos”, pontuou o coordenador.

Comissão – A reunião também foi um espaço para pensar a nova proposta de articulação da CNBB Sul 4. Desde a 52ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada em agosto de 2019, foi aprovado a exemplo da organização da CNBB Nacional, a criação de comissões pastorais dentro da Conferência em Santa Catarina. A PASCOM fará parte da Comissão Pastoral para a Comunicação, atualmente presidida pelo bispo de Joinville, dom Francisco Carlos Bach. A Equipe da PASCOM estará na linha de frente da articulação de um encontro da Comissão que será realizado dos dias 17 e 18 de abril em Joinville (SC). O encontro será um espaço de contato com as diversas expressões de comunicação católica que existem em Santa Catarina.

Homenagem – Durante a oração inicial que deu abertura aos trabalhos da reunião, a equipe homenageou a até então coordenadora regional da PASCOM, Olga Oliveira. Na coordenação por quatro anos, Olga recebeu o carinho e o agradecimento de todos pelo trabalho missionário desenvolvido.