Junto a toda a Igreja no Brasil, a Diocese de Criciúma celebrou nesta quinta-feira, 04 de agosto, o Dia do Padre. Já no início da manhã, a rodovia que liga à Lagoa dos Esteves, em Içara (SC), foi ficando movimentada.

Cerca de 100 sacerdotes das 29 paróquias (e santuário) da diocese de Criciúma, incluindo ainda, grande parte do presbitério da Diocese de Tubarão se reuniram para confraternizar. Foi a primeiro encontro oficial entre o clero das duas dioceses, desde 1998, quando criada e instalada a de Criciúma.

O ponto de encontro foi a sede da Associação dos Presbíteros do Sul Catarinense (APRESC). De lá, a maioria dos padres seguiu a pé para bem próximo dali, até a Capela São Jorge. A Santa Missa em Ação de Graças teve início às 09h30, e os padres celebraram junto ao povo da comunidade.

– Nossa ação de graças pelo sacerdócio, grande presente do qual Deus nos fez participar. Ação de graças pela nossa vida e pelas nossas dioceses -, disse na acolhida ao clero e aos fieis, o bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach.

O bispo da Diocese de Tubarão, dom Vilson Tadeu Jönck, concelebrou junto a dom Jacinto e demais padres das duas dioceses.

No dia dedicado também ao patrono, São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, os bispos falaram sobre sua simplicidade de ser e a riqueza de seu coração, como um santo humilde e agraciado pelo amor de Deus.

– Onde há Deus, aí há vida -, enfatizou dom Jacinto em sua homilia.

Ao final da celebração, os padres rezaram juntos a oração pelas vocações e o bispo de Tubarão, dom Vilson, proferiu sua mensagem:

– Agradeço o trabalho, o testemunho e a amizade. Que este encontro faça fortalecerem sentimentos de unidade e testemunho, entre os padres e as comunidades. Muitas vezes teremos de nos dar as mãos e nos ajudar. Parabenizo a iniciativa deste encontro. Que o dia do padre possa ser um dia de alegria e confraternização entre nós.

De volta à sede da APRESC, os padres religiosos e diocesanos tiveram o almoço, seguido por momentos de convivência e lazer no período da tarde.

Reportagem Bibiana Pignatel

Edição: Marcelo Luiz Zapelini