“Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7) – A mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres (14 de novembro de 2021) foi o tema central da reunião do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Sul 4, realizado de forma virtual na última quinta-feira, 16 de setembro. Com a assessoria do padre Vilson Groh, da Arquidiocese de Florianópolis e fundador do Instituto IVG, o encontro reuniu representantes das dioceses e coordenações regionais das pastorais e organismos da Igreja em Santa Catarina.

De acordo com padre Vilson, “não há evangelização se eles [os pobres] não são a centralidade da missão. O Papa [na mensagem] trabalha duas categorias: os pobres empobrecidos geograficamente, e os pobres existenciais, que são aqueles que tem condições mas vivem em situação de abandono”, declarou o padre.

“Jesus é o pobre dos pobres e é a partir da experiência Dele que conseguimos criar relações com os pobres de hoje. A Eucaristia é a capacidade de construir este processo de relação com os empobrecidos e destituídos de direitos.  É necessário ir ao encontro e conviver com eles e elas. Quando convivemos com eles a gente começa a desencadear processos com eles”, afirmou.

Você pode ler a Mensagem do Papa clicando aqui. Assistir na íntegra a fala do padre Vilson Groh durante o Fórum das Pastorais Sociais no vídeo abaixo: