O Colégio de Consultores da Arquidiocese de Florianópolis esteve reunido na manhã do dia 29, e elegeu padre João Francisco Salm como o administrador arquidiocesano. Ele tem a missão de governar a Arquidiocese até que seja nomeado e tome posse o futuro Arcebispo.
A nomeação de dom Murilo para a Arquidiocese de Salvador foi realizada no dia 12 de janeiro. A partir da sua posse naquela Sé, no dia 25 de março, ele permaneceu entre nós como administrador apostólico. A partir dessa data, a Arquidiocese de Florianópolis passou a ser vacante.
De acordo com o Código de Direito Canônico, o Colégio de Consultores tem um prazo de oito dias para se reunir e escolher um presbítero que assuma a administração da arquidiocese até que o Papa escolha o novo bispo e este tome posse.
O Colégio de Consultores é constituído pelos seguintes presbíteros: Pe. Francisco José Gesser, Pe. Hélio da Cunha, Pe. José Henrique Gazaniga, Pe. Sérgio Giacomelli, Pe. Siro Manoel de Oliveira, Pe. Vilson Groh e Pe. Vitor Galdino Feller
Currículo
Natural de São Pedro de Alcântara, Pe. João Francisco Salm nasceu em 11 de outubro de 1952. Aos 12 anos ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos. No ano seguinte, foi para o Seminário de Azambuja, em Busque, saindo de lá em 1976 para cursar Teologia no ITESC. Sua ordenação presbiteral foi no dia 30 de junho de 1979, no Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque.
No ano seguinte, iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja. A partir de 1984, foi nomeado reitor do Seminário, acumulando as funções de Reitor do Santuário e Regente do Coral, e Diretor do Museu Dom Joaquim.
Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e, também, a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional, cargos que ocupou até 2009. Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Atualmente, desde 2009, é pároco de Santa Teresinha, em Brusque.