A Diocese de Tubarão divulgou na manhã desta terça-feira, 29 de março, que padre Lino Brunel foi eleito pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano. O padre, que até então era o coordenador diocesano de pastoral, estará a frente do governo da Diocese até que o Papa Francisco indique um novo bispo de Tubarão.

Em nota assinada por padre Lino Brunel, o novo administrador afirma que “neste 4º período de sé vacante, a diocese continuará seu ritmo pastoral. Tanto as lideranças que estão à frente de cada trabalho, os padres, diáconos, religiosas continuarão cumprindo com responsabilidade, dedicação e alegria os seus ministérios”, declarou.

Leia na íntegra:

Desde o dia 19 de janeiro de 2022, quando a Santa Sé comunicou a nomeação de Dom João Francisco Salm para bispo da Diocese de Novo Hamburgo, RS, Dom João passou a governar a diocese de Tubarão na condição de Administrador Diocesano. Enquanto isso, viveu um período de transição para a nova diocese que o esperava. Sua posse canônica na diocese de Novo Hamburgo ocorreu no domingo, dia 27 de março de 2022.

Uma vez tendo tomado posse canônica na Diocese de Novo Hamburgo, RS, a diocese de Tubarão tornou-se Sé Vacante, e o Padre Elias Della Giustina, membro do Colégio de Consultores com mais tempo de ordenação presbiteral, convocou o Colégio para uma reunião, já no dia 29 de março. O Colégio de Consultores, cumprindo o que estabelece o Código de Direito Canônico (cc.165-178; 421-425), elegeu Administrador Diocesano o padre Lino Brunel para que governe a diocese até a indicação e posse canônica do 7º Bispo de Tubarão.

Em sua história de 67 anos, a diocese de Tubarão já viveu nesta condição por três períodos: de março a agosto de 2003, entre a saída de Dom Osório Bebber e a chegada de Dom Hilário Moser; de julho de 2009 a julho de 2010, entre a saída de Dom Jacinto Bergmann e a posse de Dom Wilson Jönk; de novembro de 2011 a novembro de 2012, entre a saída de Dom Wilson e a ordenação e posse de Dom João Francisco Salm. Foram Administradores nestes períodos respectivamente os padres Valdemar Carminati, Nilo Buss e Sérgio Jeremias de Souza.

Neste 4º período de sé vacante, a diocese continuará seu ritmo pastoral. Tanto as lideranças que estão à frente de cada trabalho, os padres, diáconos, religiosas continuarão cumprindo com responsabilidade, dedicação e alegria os seus ministérios. E, certamente, como pede o Papa Francisco, vamos procurar ser uma Igreja cada vez mais sinodal, ou seja, vamos “caminhar juntos”, como iguais, em comunhão, participação e missão. Vamos nos escutar e nos respeitar uns aos outros, abertos à acolhida, à participação responsável e à missão, com a disposição de irmos ao encontro das pessoas onde quer que elas estejam e, talvez, por diversas razões, muitas vivendo em situação de vulnerabilidade. Vamos procurar cumprir tudo o que planejamos para este ano; aquilo que já era de responsabilidade de cada um de nós, mais tudo aquilo que a nova realidade demandar.

Enquanto aguardamos a chegada do 7º bispo diocesano, que esperamos não demore muito para ser nomeado, coloquemo-nos todos em oração a Deus pedindo que inspire a escolha de um bom bispo. E a Nossa Senhora da Piedade, nossa padroeira, peçamos que nos anime a sermos, em tudo o que fizermos, uma Igreja Mãe que “gera filhos e filhas para Deus, acalenta, alimenta, instrui, corrige, conduz… e dedica cuidado especial aos filhos e filhas que mais precisam”.

Saudações!
Tubarão, 29 de março de 2022

Pe. Lino Brunel
Administrador Diocesano