Com a finalidade de oferecer um momento de estudo partilha de experiências e vivência sinodal como educadores dos futuros presbíteros, a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB Nacional), promove mais uma edição do Encontro Nacional de Atualização para Formadores. O evento será realizado de 15 a 19 de julho, na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG).

Foi escolhido como tema “Formação presbiteral: uma perspectiva sinodal-missionária”, o qual será aprofundado por reitores e demais formadores de Seminários Menores, Propedêuticos e Maiores, além de formadores das casas religiosas.

Quem vai ajudar no aprofundamento do tema é o arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva.

Para outras informações e inscrições no encontro, acesse.

Sinodalidade e missão

“A sinodalidade é vivida na Igreja a serviço da missão”, afirma a Comissão Teológica Internacional no documento “A sinodalidade na vida e na missão da Igreja”. O documento recorda a natureza missionária da Igreja e que todo o povo de Deus é o sujeito do anúncio do Evangelho. “Nele, todo batizado é convocado para ser protagonista da missão, pois todos somos discípulos missionários”.

O documento também lembra que a Igreja é chamada a ativar, em sinergia sinodal, os ministérios e os carismas presentes na sua vida para discernir os caminhos da evangelização na escuta da voz do Espírito.

É nessa perspectiva que formadores e reitores de seminários e casas religiosas vão refletir sobre a importância da formação integral dos futuros presbíteros.