Termina nesta sexta, 12, a primeira reunião da nova gestão da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião teve início ontem, 11, e contou com a participação do novo presidente, eleito na última Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em maio passado, dom Severino Clasen, os bispos membros e os quatro assessores.

De acordo com o presidente da Comissão, o objetivo do encontro é dar início aos trabalhos que têm início agora e se estende até 2015.

– O primeiro momento é conhecer e ver o entusiasmo e experiência que cada bispo e assessor traz para essa reunião. Depois avaliamos e conversamos sobre a natureza da Comissão: quem são o sujeito e o objeto de ocupação dessa Comissão -, disse dom Severino.

O novo presidente ressaltou a importância das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para dar direção aos trabalhos da Comissão no quadriênio que se inicia.

– Vamos desenvolver as nossas linhas de trabalho nesses quatro anos a partir das DGAE que são o carro-chefe da Igreja. A partir da energia que brota das DGAE, vamos dar consistência à Comissão do Laicato no Brasil: como viabilizar, otimizar, criar e motivar, as dioceses no Brasil para essa riqueza tão grande na Igreja que é o leigo -, destacou.