A diocese de Rio do Sul (SC) comunica o falecimento de seu bispo emérito, dom José Jovêncio Balestieri, aos 83 anos de idade. Após um longo período de luta por sua saúde, dom José partiu para a Casa do Pai neste domingo, 2 de abril, no hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC). O sepultamento acontecerá na Catedral São João Batista, após a Santa Missa de corpo presente, nesta segunda-feira, às 10h.

 

Nota de Pesar pelo falecimento de Dom José Jovêncio Balestieri

Estimado irmão, Dom Onécimo Alberton, 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à diocese de Rio do Sul e aos Salesianos de Dom Bosco por ocasião do falecimento de Dom José Jovêncio Balestieri, bispo emérito daquela estimada Igreja Particular e membro desta congregação religiosa, neste domingo, 2 de abril. 

Dom José Jovêncio era um pastor reconhecido por seu cuidado em traduzir de forma mais didática e popular os documentos da Igreja. Foi diácono, padre, professor, diretor, ecônomo, mestre de noviços, inspetor salesiano e Bispo. Era reconhecido também como um grande exemplo de humildade, simplicidade, missionariedade e amor. 

Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, e dê ao nosso irmão o descanso eterno.

 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-Geral da CNBB

Por CNBB Nacional