A celebração de abertura nacional do Mês Vocacional acontecerá no dia 1º de agosto, às 19h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, da CNBB, em Brasília (DF). A missa será presidida pelo bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm.

A missa será transmitida por emissoras de inspiração católica (TV Nazaré, TV Rede Século 21 e TV Horizonte)  e também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da CNBB  (Youtube e Facebook) e da Conferência dos Religiosos do Brasil, a CRB Nacional (Youtube e Facebook).

Logo após a missa, a partir das 21h, será lançado em uma live o texto base do 3° ano vocacional do Brasil, que tem como tema “Vocação:  Graça e Missão”.

O bate-papo contará com a participação da irmã Maristela Ganassini, do Setor Juventude e Vocações da CRB; do referencial da Pastoral Vocacional, dom José Albuquerque e do presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João Francisco Salm. A transmissão será pelas redes sociais da CNBB, Edições CNBB e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). 

Encontros de formação

Durante o mês de agosto acontecerão encontros on-line inspirados no tema do mês vocacional: é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas”. A iniciativa acontecerá sempre aos sábados, às 10h, com diversas formações, com o objetivo de promover reflexão e interação vocacional. As inscrições poderão ser feitas (aqui).

A “Hora Vocacional”, como é conhecida, é uma idealização da Revista Rogate de Animação Vocacional. É realizada em parceria com o Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Nacional da CNBB, Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e outros organismos da Igreja.

“Se não é possível o contato pessoal, por outro lado o encontro virtual permite a participação de pessoas de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países, de forma segura. De certo modo, estamos buscando odres novos para vinho novo vocacional, em tempos de forte aceleração das tecnologias de presença on-line”.

Confira a programação (aqui).

 

Por CNBB Nacional