Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Agosto é o mês vocacional. Como em todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca toda a Igreja a intensificar as orações e ações em favor da vocação.

Neste ano, sob o tema “Anunciar a Palavra que gera vida”, os fieis voltam-se na primeira semana, iniciada no domingo, 07 de agosto, às vocações presbiterais e diaconais, os ministérios ordenados.

Antes disso, no dia 04, celebram o Dia do Padre, por ocasião da festa de São João Maria Vianney (patrono dos presbíteros) e no dia 10, a de São Lourenço, diácono.

A segunda semana, celebrada a partir do domingo, 14 de agosto, é dedicada à vocação para a família – o matrimônio. A Igreja em todo o Brasil celebra até o dia 20, a “Semana Nacional da Família”. Promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, traz por tema no ano de 2011, “Família, Pessoa e Sociedade”. O dia 14 recorda também o Dia dos Pais.

Enquanto os fieis brasileiros comemoram a Semana, entre os dias 16 e 21, os jovens também são lembrados na Jornada Mundial da Juventude, que reúne jovens católicos do mundo inteiro e se realiza em Madrid (Espanha).

O mês vocacional traz à tona, no terceiro domingo, 21, as vocações religiosas e missionárias, seja na vida contemplativa ou através das diversas frentes pastorais e evangelizadoras.

A quarta e última semana de agosto dedica-se à vocação dos leigos e leigas, com seus serviços à comunidade e sociedade. A vocação laical recordada no dia 28, lembra de modo especial a atuação dos catequistas, os “pedagogos da fé”, e os diversos ministérios eclesiais e o papel do leigo no mundo.

No último domingo (28), a Diocese de Criciúma celebra sua tradicional “Caminhada Vocacional”. O evento, que encerra as celebrações do mês vocacional, pretende reunir milhares de fieis advindos das 29 paróquias da diocese.

A caminhada inicia às 08h, e sai da rótula de acesso ao bairro Rio Maina, em direção ao Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, onde será celebrada a Santa Missa.

Diocese de Criciúma