CHEGOU O MÊS DE AGOSTO, O MÊS VOCACIONAL NO BRASIL

VOCAÇÃO é uma palavra que vem do latim, ‘VOCARE’, que significa CHAMADO. Conforme costume da Igreja no Brasil, agosto é reconhecido no calendário como Mês Vocacional desde 1981, quando, em sua 19ª Assembleia Geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o instituiu. É um tempo propício para orações, reflexões e ações nas comunidades.

Ainda estamos celebrando no Brasil o 3º Ano Vocacional, por isso será muito importante rezarmos e refletirmos o Tema e o Lema desse Ano Vocacional. TEMA: “Vocação: graça e missão” e LEMA: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Desde que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu o mês de agosto, em 1981, como MÊS VOCACIONAL, propôs:

No 1º Domingo e semana rezemos pela Vocação Presbiteral, ou seja, do Padre, mas que eu sugiro que também se deve incluir toda a vocação dos ministros ordenados que são também os diáconos e os bispos.

No 2º domingo devemos rezar pela vocação matrimonial e pela santificação dos que recebem e assumem o casamento como um chamado de Deus para constituir famílias cristãs;

No 3º domingo rezamos pelas vocações da Vida Religiosa Consagrada, de homens e mulheres que consagram sua vida pelos três votos de Pobreza, Castidade e Obediência, como Irmãos ou Padres de Ordens, Congregações ou Institutos Religiosos;

No quarto domingo rezamos por todas as vocações dos leigos e leigas na Igreja e que vivem assumindo seu batismo como SERVIÇO em favor da Igreja e na Igreja em favor da humanidade.

Hoje compartilho duas ORAÇÕES pelas Vocações para que as rezemos todos os dias nesse Mês Vocacional:

ORAÇÃO DO PAPA SÃO PAULO VI:

“Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém”!

ORAÇÃO ELABORADA PELO PADRE JONAS ABIB

“Senhor da Messe, Pastor do Rebanho, / Faz ressoar em nossos ouvidos / Teu forte e suave convite: “VEM E SEGUE-ME!”. Derrama sobre nós o Teu Espírito, / Que Ele nos dê sabedoria / Para ver o caminho, / E generosidade para seguir Tua voz!

Senhor, que a messe não se perca / Por falta de operários! Desperta nossas comunidades para a Missão! / Ensina nossa vida a ser serviço! / Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino / Na vida consagrada e religiosa!

Senhor, que o Rebanho não pereça / Por falta de Pastores! Sustenta a fidelidade de nossos bispos, / Padres, diáconos e ministros! Dá perseverança a nossos seminaristas! / Desperta o coração de nossos jovens / Para o ministério pastoral em Tua Igreja!

Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, / Chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, / Ajuda-nos a responder: “SIM”. – Amém“.

 

Bom e abençoado mês de agosto, mês vocacional e que ele seja realmente “A GOSTO DE DEUS”.

 

Por Dom Guilherme Antonio Werlang, MSF