Missionários realizaram levantamento da situação dos paroquianos (Foto: Divulgação)

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese promoveu dos dias 15 a 17 de julho, na Paróquia N.Sra. da Imaculada Conceição, em Angelina, a Missão Jovem. Durante os três dias, mais de 160 jovens, de todas as oito comarcas da Arquidiocese, realizaram visitas às casas das 16 comunidades da paróquias distribuídas nos municípios Angelina e Rancho Queimado. Os jovens vieram das oito comarcas da Arquidiocese.

Esta foi a segunda vez que as missões foram realizadas. A primeira foi em 2008 e aconteceu no município de Antônio Carlos. A atividade missionária havia sido solicitada pelo Frei José Lino, então pároco de Angelina, e assumida pela Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude em 2009.

A paróquia possui 16 comunidades, mas em apenas três há grupos de jovens organizados. Além disso, a presença juvenil nas celebrações é bastante reduzida. A ideia é que, a partir da realização da missão, os jovens dos dois municípios se interessem mais pela participação nas atividades da Igreja.

As missões iniciaram na noite do dia 15, com a recepção aos missionários. Na manhã seguinte, tiveram início às visitas às residências. Alguns missionários, sempre em duplas, eram acompanhados por uma pessoa da comunidade nas visitas.

A cada casa visitada, eles se apresentavam, faziam a leitura de um texto bíblico, refletiam sobre ele, abençoavam a água, pega na própria casa, e a aspergiam nos cômodos. Antes de sair para a próxima casa, os missionários convidavam a família para a celebração que aconteceria na Igreja Matriz da Paróquia na tarde de domingo.

Vera Sardá foi uma das famílias visitadas. Para ela, as visitas missionárias são importantes para trazer os jovens para a Igreja.

– Nossa paróquia tem muitos adultos e idosos. Os jovens não participam das celebrações. Quem sabe com a missão eles não seguem o exemplo desses jovens -, disse.

A casa de Bernadete Prim Lock foi outra a acolher os missionários. Segundo ela, não é comum acontecerem visitas missionárias da Igreja na paróquia. Lembra apenas de uma outra vez e acompanhada do padre.

– Isso é muito bom. Ainda mais quando feita pelos jovens. Mostra o futuro da nossa Igreja -, disse.

Para o Pe. Frei Rafael Spricigo, OFM, pároco de Angelina, a missão foi muito importante para mostrar o rosto jovem da Igreja e que para participar das atividades religiosas não é preciso deixar de ser jovem.

– Acreditamos que a missão animará os jovens da paróquia a participar da Igreja -, disse o frei.

Segundo ele, durante as visitas missionárias foram realizadas um levantamento da situação dos paroquianos.

– Através dos dados, poderemos promover ações para suprir essas carências identificadas na paróquia -, disse Frei Spricigo.