Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na tentativa de frear a propagação do Covid-19, o Governo de Santa Catarina anunciou medidas mais restritivas para os dois próximos finais de semana no estado. O texto do decreto foi publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (26). Com o lockdown parcial, podem funcionar apenas serviços considerados essenciais.

As novas regras entram em vigor às 23h desta sexta-feira e terminam às 6h de segunda-feira (1º). No próximo final de semana, o mesmo acontece das 23h do dia 5 até 06h de 8 do próximo mês.

Entre as atividades suspensas nos próximos finais de semana estão as missas, cultos e também o funcionamento do comércio de rua, shoppings e parques temáticos. O mesmo acontece com o calendário de eventos esportivos organizados pela Federação Catarinense de Esporte (Fesporte). A permanência nas praias também foi proibida pelo decreto.

Para orientar as quase 400 paróquias e mais de 5600 comunidades eclesiais espalhadas pelo estado, os bispos das dioceses catarinenses emitiram notas orientando o funcionamento das igrejas durante o novo decreto. Tanto nos finais de semana, quanto durante a semana, onde será permitido celebrações com até 25% da lotação máxima dos templos.

A transmissões ao vivo das celebrações estão permitidas e a orientação geral é para que estas atividades envolvam o menor número de pessoas possível. Abaixo seguem os links dos comunicados (arqui)diocesanos que foram publicados até as 19h desta sexta-feira (26):

Arquidiocese de Florianópolis

Diocese de Joinville

Diocese de Chapecó

Diocese de Blumenau

Diocese de Tubarão

Diocese de Caçador

Diocese de Joaçaba

Diocese de Lages