Terminou no último sábado, 27 de julho, a primeira etapa da terceira turma da Pós-Graduação lato sensu em ‘Juventude, Religião e Cidadania’, promovida pela Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) com apoio de diversas instituições, como Rede Marista, REJU, CRB, ICJ, Pastoral da Juventude e Pastoral Juvenil do Regional Sul 4 da CNBB.

Por acreditar na importância da formação integral e no processo de educação na fé, a Pastoral da Juventude está participando da pós-graduação com a presença de diversas lideranças. Alguns jovens estão no serviço de coordenação diocesana e regional, outros no serviço de assessoria em nível de Diocese e de estado, e também há a participação de religiosos, todos buscando um aperfeiçoamento para melhor compreender e trabalhar com as diversas especificidades da juventude.

Para a jovem Camila Gonzaga, da Diocese de Blumenau, ter a oportunidade de participar da pós é uma experiência incrível. “A maioria de nós já faz sua opção pedagógica pelas juventudes e a partir desta pós podemos reafirmar e visitar as juventudes. Além disso, a convivência nos espaços de estudo, refeições e lazer têm sido fundamental para as trocas e partilhas entre as várias realidades do estado e do país, visto que temos colegas de outros estados e até de outros países participando conosco. Este processo de estudo e de pedagogia, com toda certeza, será incorporado aos nossos trabalhos pastorais nas nossas diversas realidades”, relatou.

A Pós – O curso tem como objetivo contribuir para a capacitação de jovens e adultos no trabalho com a juventude, considerando seus aspectos históricos, sociais e culturais. É voltado para lideranças jovens, presbíteros, seminaristas, religiosos, agentes de pastoral e lideranças comunitárias. Ao todo serão quatro períodos de aulas, sendo este realizado do dia 15 a 27 de julho e os próximos nos meses de janeiro e julho de 2020 e janeiro de 2021.

Nesta primeira etapa as aulas abordaram as disciplinas de Introdução a Teologia, Metodologia Teológica, Elementos da realidade Juvenil Brasileira, Direitos Humanos e da Juventude e Diversidade Religiosa, Étnico-cultural e racial.

Com informações da Equipe de Comunicação da PJ/SC.