Dos dias 28 a 30 de outubro a Juventude Franciscana (Jufra) celebra 40 anos de presença no Brasil. A comemoração será realizada em Guaratinguetá (SP), com o tema “Jufra do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da história”.

O evento deve reunir mais de 300 participantes de todo o país, quatro representantes por diocese, incluindo Jovens Franciscanos que fizeram e fazem parte da Jufra, irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS), Frades da Ordem dos Frades Menores (OFM) e OFM Capuchinhos, religiosas franciscanas de diversas congregações e convidados. A Arquidiocese de Florianópolis estará representada por quatro participantes. Outros quatro da Diocese de Lages também estarão no evento.

A celebração já teve início com a peregrinação dos Estandartes de Santa Rosa de Viterbo (padroeira da Jufra), que percorreram as cinco regiões do Brasil e visitou todas as fraternidades para dar início à celebração dos 40 anos desse “ideal de vida luminoso” no Brasil, como assim definiu a Jufra, o Papa João Paulo II.

No dia 30 de outubro, finalizando este evento, será realizada uma romaria até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, onde será celebrada a missa pelos 40 anos.

O Encontro se propõe a reviver um pouco da história do franciscanismo no Brasil através da Jufra, refletindo sobre a caminhada que tem, em janeiro de 1971, o seu marco oficial. Neste ano, no Capítulo Nacional da “Ordem Terceira da Obediência Capuchinha” (ainda dividida e interobediencal), Ivone Barszcz foi nomeada pela OFS primeira secretária executiva da Jufra do Brasil e o entusiasta, Frei Eurico de Mello, OFMcap, foi nomeado pelo geral Frei Pascoal Riwalsky, Assistente Nacional da Juventude Franciscana do Brasil, recebendo assim a incumbência de fundar novas fraternidades em todo o Brasil.

Além do caráter celebrativo, esse encontro representa uma forma de, em unidade com a Família Franciscana, buscar novas pistas para a caminhada da Fraternidade Nacional. Além das missas e momentos de espiritualidade, os participantes terão oficinas e palestras com temas Francisclarianos.

Em Santa Catarina, hoje existem 4 fraternidades da Jufra: duas em Florianópolis, uma em Lages e outra na cidade de Joinville.

Mais informações pelo site da Jufra do Brasil: www.jufrabrasil.org, e o site oficial do encontro dos 40 anos: http://jufrabrasil40anos.weebly.com