Com o lema “Negra Mariama nos chama à Romaria: 50 anos de profecia e missão, construindo a civilização do amor”, e o lema “Alegrai-vos sempre no Senhor! Novamente direi: alegrai-vos”, jovens da Pastoral da Juventude (PJ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4 estiveram presentes na Romaria Jubilar de 50 anos da Pastoral da Juventude do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), no dia 09 de setembro.

 

“A Caminhada” – Visita de Nossa Senhora Aparecida no Regional

Em preparação para a grande festa dos 50 anos da Pastoral da Juventude do Brasil, duas “Cidinhas”, assim chamada pelos jovens, percorreram as dioceses de Santa Catarina. Em março (2023) iniciou o processo de peregrinação/romarias e visitas das imagens. Florianópolis foi a primeira a receber e, ela, esteve presente na Assembleia Arquidiocesana da PJ, nos dias 31/03 a 02/04, e também, passou em visita aos grupos de jovens da Arquidiocese.

A Diocese de Chapecó recebeu a visita da “Cidinha” em diversos grupos e paróquias da diocese, levando bênçãos e inspiração para todos os jovens: 25/03 – Dionísio Cerqueira (SC); 26/03 – São José do Cedro (SC); 01/04 – Modelo (SC); 07/05 – Quilombo (SC); 20/05 – Faxinal dos Guedes (SC) e 21/05 – Xaxim (SC). Na Diocese de Lages ela esteve presente nos dias 15 e 16/04. A Diocese de Joinville recebeu a visita no dia 23/04.

Em maio, a “Cidinha”, visitou a Diocese de Joaçaba, além de estar presente nos grupos de jovens ela participou de diversas celebrações Eucarísticas. Na Diocese de Blumenau, no mês de junho, Ela esteve no primeiro encontro do grupo de jovens que está surgindo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, também, na missa paroquial. No mês de julho, Nossa Senhora Aparecida, foi na Diocese de Rio do Sul, no encontro de jovens em uma das comunidades, nele, também, estavam presentes representantes da coordenação Regional da PJ.

Em agosto, a “Cidinha” participou, na Diocese de Criciúma, dos encontros de grupo de jovens e esteve com na 15ª turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude (EDEJU), em Sombrio (SC). Além disso, também foi a Araranguá (SC) participar da Missa Jovem no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens. Em Caçador, a “Cidinha” passou pelas microrregiões de Caçador, Porto União, Santa Cecília e Videira. Além de ser presença em diversos encontros dos grupos de jovens e visitar algumas casas, a imagem de Nossa Senhora percorreu outros locais, como: hospital, presídio e lojas.

 

“A Celebração” – Romaria de 50 anos da PJ

Fotos: Andressa Venâncio | Fernando Diegues | PJ Nacional

O Auge de toda visitação aconteceu no sábado, (09), a celebração dos 50 anos da PJ Nacional. A Romaria reuniu cerca de 5 mil jovens que se uniram para o momento histórico, oriundos de diversos locais do Brasil para a grande festa do Jubileu da PJ. O regional estava representado por cerca de 220 jovens que foram em caravanas organizadas pelas dioceses. O evento foi realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário de Aparecida.

Fotos: Andressa Venâncio | Fernando Diegues | PJ Nacional

A programação que contou com a recordação da história e da atuação da PJ em todo o Brasil, além de momentos místicos e espirituais, incluindo o encontro das imagens de Nossa Senhora Aparecida que percorreram as Arqui/Dioceses em todo País. Além disso, houve apresentações teatrais e musicais que recordaram encontros, eventos e grupos que marcaram a história da PJ ao longo destes 50 anos.

Papa Francisco, por ocasião do Jubileu de 50 anos da PJ, enviou uma carta na qual, ele cita como exemplo, São José de Anchieta, “que quando era jovem não teve temor algum de partir em missão para uma terra desconhecida, atravessando o oceano, movido por seu zelo apostólico de anunciar Jesus Cristo a todos”. O Papa motivou os jovens a buscarem sempre “o auxílio deste poderoso intercessor e procurem imitar seu exemplo”.

“Exorto-os a seguirem em frente com a coragem, a ousadia e a criatividade que lhes são características, sem desanimar nem deixar que lhes roubem a esperança. Saibam que estarão sempre amparados pela intercessão do Apóstolo do Brasil e pela proteção maternal da Virgem Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe”.

Durante a missa, que encerrou a romaria, dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude, motivou: “Eu acredito que cada um de nós, voltando de Aparecida, juntos da mãezinha, reabastecidos e animados pela fé, deveríamos criar novos grupos de jovens, oferecer espaços de comunidade onde os jovens possam se encontrar”, pediu. Inspirados pelo presidente da celebração, a juventude presente na Basílica invocou a rima, “ela vem de dentro, de dentro ela vem, toda energia que a PJ tem”, acompanhada da benção final.

Abaixo segue a carta do Papa Francisco para a Juventude.

Por CNBB Sul 4 | Jaison Alves da Silva