A última semana (11 a 14/06) foi intensa para o clero diocesano de Caçador, com reunião do conselho de formadores, conselho de presbíteros e reunião do clero culminando com a formação permanente com o tema “aconselhamento pastoral”.

Segundo o coordenador da Pastoral Presbiteral, Padre Wilson Maiorki, não apenas o clero de Caçador, mas todo o clero precisa se fortalecer na formação, enriquecer seu conhecimento e se redescobrir no caminho. “É comum que o processo de formação permanente continue para o clero. Os desafios são tantos que se não buscarmos sempre mais conhecimento pra ajudar o nosso povo ficaremos para trás. Não podemos dar respostas velhas para perguntas novas. Nesse processo permanente está muito presente aquilo que o Papa Francisco nos pede: uma Igreja em saída, enlameada, em que saímos de nossas estruturas de sacristias e vamos ao encontro do povo. Ir ao encontro do povo não significa só ir pra rua, mas o próprio atendimento e acolhimento, como tratamos as pessoas em nossos espaços.”

O momento formativo foi assessorado pela teóloga e counselor a leiga consagrada Mirian Celina Pedrini Siqueira, da Arquidiocese de Porto Alegre. Durante o encontro a teóloga abordou o aconselhamento pastoral na perspectiva do “cuidar-se para cuidar”, com alguns elementos básicos como a escuta, empatia, autoconhecimento, pequenas partilhas, determinar objetivos e diálogo.

“Estamos num sentimento muito agradável de partilha neste encontro. O sacerdote é aquele que cuida dos outros, mas nossa preocupação é como o sacerdote está se cuidando para que tenha força e energia espiritual e psíquica para cuidar dos outros. Por isso é importante proporcionar momentos de partilha, alegria e crescimento”, acrescentou Mirian.

O encontro do clero diocesano tem por objetivo promover o fortalecimento da fraternidade entre os presbíteros, além de dialogar, refletir, partilhar e encaminhar questões pastorais da Diocese.

Por Juliana Rodrigues
Pastoral da Comunicação da Diocese de Caçador