Mais de 40 pessoas representando as pastorais, movimentos, organismos, serviços, colégios, seminários e meios de comunicação presentes na Arquidiocese de Florianópolis participaram, no dia 17, da Reunião das Forças Vivas.

Um momento de estudo sobre o Planejamento Arquidiocesano de Pastoral foi conduzido pelo padre Vitor Galdino Feller, vigário geral da Arquidiocese. Durante a formação, ele contextualizou o que já foi feito e apresentou a proposta da etapa “julgar” – do método ver-julgar-agir.

O texto, que ainda está em estudo, pode receber sugestões das comunidades até a próxima semana, como sugeriu padre Revelino Seidler, coordenador arquidiocesano de Pastoral. Segundo ele, o material será publicado em um livreto e terá um vídeo didático.

Jornada Mundial da Juventude

Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, abordou a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro em 2013. Segundo ele, o evento deve ter “um antes, um durante e um depois”, para isso diversas ações estão previstas.

A arquidiocese recebe o ícone de Nossa Senhora e a Cruz da jornada entre os dias 10 e 13 de janeiro. Na ocasião, deve acontecer uma vigília, com confissões, celebrações, via sacra e visitas a hospitais e prisões. Além disso, o show Bote Fé e um “gesto concreto” também estão programados.

Uma pré-jornada, prevista para os dias 17 a 20 de julho, deve atrair cerca de dez mil estrangeiros para Florianópolis. Eles visitarão as comunidades e participarão de ações missionárias. Além da recepção,os anfitriões são responsáveis em transportá-los ao Rio de Janeiro.