Acontece de 11 a 14 de junho uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho). Em Florianópolis, a programação acontece através da Secretaria Municipal de Assistência Social, com o objetivo levar à população informações sobre como evitar, denunciar ou acolher um idoso em situação de violência, disseminando a ideia de que esta não é uma situação normal.
Dom Wilson Tadeu Jönck, presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, participa da mesa redonda do dia 13, sobre a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Além da programação oficial da prefeitura, a peça de teatro “Redondamente esganados” do grupo vocal “Floripa en’Canta”, será apresentada no dia 14, às 10h e às 14h, na Escola de Aplicação do Instituto Estadual de Educação.
A Pastoral da Pessoa Idosa está engajada nas atividades porque, segundo Osvaldina Zucco Weber, coordenadora estadual, tem compromisso com a proteção da pessoa idosa.
— Nós trabalhamos com o idoso que passa por vulnerabilidade, nosso papel é lutar contra a violência. Em todo o país, a pastoral está lembrando desta data através de diversas ações relacionadas.
Segundo o Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde pública ou privada a quaisquer dos seguintes órgãos: Autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso.
______________________________
Serviço:
11 de junho
Cinedebate em Gerontologia
Projeção de filme que aborda violência familiar e social
Local: Auditório da Biblioteca Central da UFSC “Eike Hering”
Horário: 14h – 16h30
Debatedoras: Professoras do NETI/UFSC
13 de junho
“Mesa Redonda”
Conscientização da violência contra a pessoa idosa
Local: Auditório CAP (Centro Arquidiocesano de Pastoral) – R. Bocaiúva, 88 / Largo São Sebastião
Horário: 14h – 17h
Debatedores: Arcebispo Metropolitano, Defensoria Pública da União – DPU, Serviço de Proteção Especial para Pessoa com Deficiência, Idosos e Familiares – SEPREDI.
14 de junho
Culto Ecumênico
Celebrantes: Representantes das igrejas Católica, Anglicana, Batista, Confissão Luterana e Presbiteriana Independente
Local: Templo Ecumênico da UFSC
Horário: 15h – 16h
16h30min: Apresentação musical do grupo de canto “Vozes da Ilha” NETI/UFSC