Começa na próxima sexta-feira, 12 de julho, o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Até domingo, 14, a programação contará com conferências, roda de conversas e atividades temáticas já escolhidas pelos cerca de 900 participantes inscritos.

O coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, compartilhou sua expectativa para o encontro que vai aprofundar o tema “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

“A expectativa é de muita alegria. Alegria do encontro, de estar juntos com os pasconeiros e, principalmente, pela alta participação que nós teremos. São aproximadamente 900 inscritos, de todos os regionais do Brasil, então nós teremos todos os estados presentes, e isso nos dá muita alegria. A expectativa era de ter até 500 participantes e foi quase o dobro. Isso mostra também o interesse das pessoas e o desejo de estar junto, de partilhar, de se formar e de refletir sobre esse tema que é bastante pertinente”, comentou.

Marcus Tullius também destacou a equipe de trabalho do encontro, composta por membros da coordenação nacional, membros dos grupos de trabalho, coordenadores regionais e agentes do Regional Sul 1, em São Paulo, que vão ajudar questões técnicas.

Com “o coração repleto de alegria para celebrar” o encontro, Marcus também destaca a oportunidade de renovar a consagração a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Comunhão também é uma palavra que define a expectativa para o encontro que começa daqui a dois dias. O coordenador destaca a participação do secretário do Dicastério para a Comunicação, monsenhor Lúcio Adrian Ruiz, responsável pela primeira palestra com o tema do evento. Sacerdote argentino, ele dirige no dicastério projetos como “A Igreja Te Escuta” e “Sínodo Digital”.

A comunhão também está manifestada como memória agradecida: “Teremos a presença da religiosa paulina Irmã Élide Fogolari, que durante muitos anos foi assessora da Comissão Episcopal para Comunicação e foi quem iniciou os Encontros Nacionais da Pascom. Então também vai ser uma forma bonita de nós nos unirmos para celebrar em comunhão, em unidade neste oitavo Encontro”, disse Tullius.

Confira os palestrantes confirmados para o 8º Encontro Nacional da Pascom