Foi escolhida a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16b). O texto é de autoria de dois seminaristas dehonianos de Santa Catarina: Clark Victor Frena, de 17 anos, e Geovan Luiz Alberton, de 23 anos. Os dois estudam no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).

Uma comissão formada por bispos foi designada para a avaliação das letras do hino. “O que se levou em consideração para a escolha foram: métrica simples, de fácil captação pelo povo em geral; conteúdo adaptado à Campanha da Fraternidade, que leve a refletir o tema e o lema; e uma linguagem breve, bíblica e poética”, explicou o assessor do Setor Música Litúrgica da CNBB, irmão Fernando Benedito Vieira, SJ, responsável por operacionalizar o processo do concurso.

Confira a letra oficial:

Hino da Campanha da Fraternidade 2023

Tema: Fraternidade e fome
Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16b)

1) Vocação e missão da Igreja:
Responder ao apelo do Senhor (cf. Mt 14,16b)
De sermos no mundo a certeza
Da partilha, milagre do amor (cf. Mt 14,13-21)

R: Ó Bom Mestre a vós recorremos (cf. Mt 14,13b)
Ajudai-nos a fome vencer
Recordai-nos o que nós devemos:
“Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16b)

2) Jesus Cristo, pão da vida plena (cf. Jo 6,35)
Em sua mesa nos faz assentar (cf. 1Sm 2,8)
E sacia a nossa pobreza
Para um mundo mais justo formar

3) Unidos nesse tempo propício
De jejum, oração, caridade (cf. Mt 6,1-18)
Recordemos, pois é nosso ofício
Cultivar e plantar a bondade

4) A ausência da fraternidade
Nos leva a desviar o olhar (cf. Eclo 4,5)
Do irmão que tem necessidade
De valor, alimento e lugar

5) A fome agravada no mundo,
Vem de uma visão arrogante (cf. Pr 21,24)
A carência do amor mais profundo (cf. 1Jo 4,20-21)
Que nos torna irmãos tão distantes

6) Nas cidades e em todo lugar
Que se abra o nosso coração (cf. Ef 1,18)
À alegria de poder partilhar (cf. At 2,42)
O pão nosso em feliz oração (cf. Mt 6,11)

Os autores do hino

Clark Victor Frena, tem 17 anos, é natural de Itajaí (SC) e está no 3º ano do Ensino Médio, na etapa do Seminário Menor. E Geovan Luiz Alberton, de 23 anos, é natural de Ipumirim (SC) e está na etapa do propedêutico. Os dois residem no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).

Os autores da letra do hino: Clark Victor (à esquerda) e Geovan Luiz Alberton (à direita) | Foto: Seminário São José
Eles contam que, ao sair o edital do concurso, detiveram-se na elaboração de uma proposta de letra fundamentada, sobretudo, na Sagrada Escritura, nos documentos da Igreja e nas falas do Papa Francisco nas quais é abordada a problemática da fome no mundo.

“O desenvolvimento da letra seguiu-se conforme as orientações do próprio concurso, onde explanamos, em linguagem poética, a missão da Igreja de ser propagadora do mandato do Senhor: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16b). Também, destacou-se a importância da partilha como auxílio no combate à fome e como propósito para uma boa vivência da quaresma. Além do mais, buscou-se, a partir da letra, conscientizar a sociedade da necessidade de uma ação fraterna em prol dos que mais necessitam de valor, alimento e lugar”, partilharam.

Eles desejam que as pessoas, ao terem contato com a letra do hino, possam refletir e avaliar as suas atitudes de cristãos, “como promotores de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e que vá ao encontro dos irmãos que mais necessitam de auxílio, sobretudo, os que são afligidos pela fome”.

Clark e Geovan também desejam que o hino “soe como uma oração que elevamos ao Senhor, na intenção de um mundo mais fraterno e livre do mal da fome, para pormos em prática, de fato, o mandato de Cristo”.

A notícia de que a obra foi escolhida chegou por meio de ligação e depois com uma carta enviada pela Secretaria Geral da CNBB. Nas redes sociais do Seminário, um vídeo retrata a alegria de servir à Igreja.

Eles também disseram que receberam a notícia com surpresa, “porém, com muita alegria, por vermos que uma sugestão nossa foi acolhida para ser o hino oficial da CF 2023”. Clark e Geovan ficamos felizes, também, “em poder contribuir com este projeto de evangelização da Igreja no Brasil que tem a maior capilaridade nacional”.

 

 

Por CNBB Nacional