A Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) do Regional Sul 4 esteve reunida nos dias 02 a 04 de junho de 2023, em Lages/SC. O objetivo do encontro foi para o estudo do Plano “AO SEU LADO”, plano trienal da Pastoral Juvenil para 2023-2025, elaborado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB (CEPJ) e das Diretrizes para a Evangelização da Juventude em Santa Catarina.

O estudo do documento “AO SEU LADO” foi conduzido pela Irmã Valéria Leal, assessora nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, na qual apresentou o plano que tem como inspiração a passagem bíblica dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35), e está dividido em quatro eixos – “Formação’, “Vocação e Missão”, “Estruturas de Acompanhamento e Assessoria” e “Cidadania: Casa Comum e Dignidade Humana”, ele traz reflexões e propõe linhas de ações.

O estudo das “Diretrizes para a Evangelização da Juventude em Santa Catarina”, teve a assessoria de Luis Duarte, assessor da Pastoral Juvenil do Regional Sul 4. O documento regional possui como inspiração o plano “ao seu lado”, mas tendo como base a realidade da evangelização da juventude em Santa Catarina. O objetivo das diretrizes é “nos passos de Jesus e com as juventudes queremos APROXIMAR, ESCUTAR, DISCERNIR e CONVERTER”.

Estavam presentes membros da Pastoral da Juventude, Movimento de Cursilho de Cristandade, Novas Comunidades, Renovação Carismática e a representação de jovens e assessores das dioceses do regional. Além da presença de Dom Onécimo Alberton, bispo de Rio do Sul e Presidente da Comissão Pastoral para a Juventude (SC), e Padre Antônio Madeira, secretário executivo da CNBB Regional Sul 4.

Clic aqui e baixe as Diretrizes para a Evangelização da Juventude em Santa Catarina.

Confira fotos do encontro:

Por CNBB Sul 4 | Fotos cedidas pela organização