Secretárias e secretários executivos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, estiveram reunidos em Florianópolis/SC, nos dias 11 a 15 de julho de 2022. O objetivo principal é aprofundar o conhecimento da realidade pastoral do Regional Sul 4, que compreende o estado de Santa Catarina, bem como estreitar o relacionamento entre as secretárias/os executivos dos 19 regionais a partir da convivência e da partilha.

A abertura do encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Lapa – Ribeirão da Ilha, com a Missa presidida por Dom Jaime Spengler, primeiro vice-presidente da CNBB. Durante a Celebração Eucarística, Dom Jaime fala à comunidade presente e aos secretários e secretárias que devem ser “sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, agentes de transformação da realidade”. Ainda comenta que “cada tempo da história tem sua beleza. A exemplo de Jesus, no primeiro momento somos enviados para o testemunho e noutro todos devemos ir ao encontro da sua raiz religiosa. Para que a busca possa acontecer é preciso silenciar, buscar no fundo da alma o discernimento através do silêncio e da oração”.

Apresentação dos participantes e partilha dos regionais acontece no segundo dia do encontro (12). Dom Jaime Spengler, ao despedir-se dos participantes, orienta, anima e destaca a necessidade de “uma Igreja mais evangelizadora”. Padre Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, fala sobre a Assembleia Geral Ordinária – AGO e destaca que o tema central é as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. A equipe do Regional Sul 4 apresenta o estado de Santa Catarina, sua realidade histórica, social, econômica e pastoral. Para finalizar o dia, os participantes saíram para as periferias da região central de Florianópolis.

Dia 13, quarta-feira, o grupo reservou para passeio e confraternização na cidade de Penha/SC. Quinta-feira (14), as secretárias/os peregrinam ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento/SC, na qual, celebram a Eucaristia, presidida por Dom Francisco Carlos Bach, presidente do Regional Sul 4. Durante a visita, as irmãzinhas da Imaculada Conceição e o padre Aldo Cícero Lisboa – SCJ, acompanham e orientam o grupo na região do Santuário. No retorno a Florianópolis, as secretárias/os conhecem a Pastoral Regional do Povo de Rua e a Casa dos Amigos, que é uma residência coletiva dos egressos da rua, no município de Antônio Carlos/SC, apoiado pelo Fundo Nacional de Solidariedade – FNS.

No último dia do Encontro, as secretárias/os discutem assuntos práticos: a participação na Assembleia Geral da CNBB em Aparecida, a reunião das/os secretárias/os em Brasília, o Congresso Eucarístico Nacional e outros. O Regional acolhedor do próximo encontro fraterno é o Leste 2, mantendo o mesmo modelo: momentos de partilha dos regionais, apresentação do regional que acolhe e discussões institucionais. Padre Valdecir Badzinski, CNBB Sul 2, avalia o encontro, expressando: “volto para Curitiba/PR reabastecido”. Referindo-se a experiência vivida na Casa dos Amigos diz que: “precisamos ainda trabalhar as pessoas por inteiro. Jesus dava menos sopa e mais olhar. Sugiro que haja mais cuidado com a pessoa”. Ainda neste ponto padre Eduardo Luiz de Rezende, CNBB Centro Oeste, diz que “a experiência na Casa dos Amigos foi enriquecedora, foi um divisor de águas”. Cristiane Araújo de Queiróz, CNBB Norte 2, comenta que “o encontro é sempre um momento muito inspirador”. Para Sandra Zambon, CNBB Sul 3, “a experiência com a comunidade do Ribeirão da Ilha, trouxe um outro olhar para a realidade de Santa Catarina”.

Para finalizar, as secretárias e secretários executivos participam da missa presidida pelo padre Valdecir Badzinski. A homilia teve como ideia principal a Misericórdia de Deus, conforme o Evangelho do dia: “quero a misericórdia e não o sacrifício” (Mt 12,7). Durante a celebração eucarística, fazem memória das experiencias vividas durante a semana, a visita aos morros da região central Florianópolis e a visita à Casa dos Amigos.

Abaixo algumas fotos do último dia do encontro.

Por CNBB Sul 4 - Fotos: Jaison Alves da Silva