A Celebração Eucarística de encerramento da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi presidida pelo novo núncio apostólico (embaixador do Vaticano) dom Giovanni D’Aniello. Esta missa encerrou a 50a. Assembleia Geral da entidade, iniciada nove dias antes.

Na homilia, dom D’Aniello afirmou que era uma grande alegria iniciar sua missão sob a proteção da Padroeira do Brasil.

— É uma grande alegria iniciar a minha missão neste santuário mariano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço Dom Damasceno pelo convite de presidir esta celebração e a toda acolhida do episcopado brasileiro —, afirmou o Núncio.

Ele também revelou que o Papa Bento XVI o encarregou de transmitir a todos os Bispos do Brasil sua mensagem de saudação afetuosa e sua oração diária.

— O que nos une aqui é o dom da fé. Fé que nasce do encontro, segundo a narração da primeira leitura que ouvimos nesta celebração —, disse.

No final da celebração, o cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis agradeceu o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli e aos Missionários Redentoristas pelo acolhimento durante a 50ª Assembleia Geral da CNBB.

— Quero também estender meu agradecimento a todos que colaboraram pela realização da Assembleia e se dedicaram nesses dias para a sua realização”, concluiu Dom Damasceno.

O tema central do encontro foi “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja”. Muitos os assuntos na agenda de trabalhos, entre os quais o 13° Sínodo dos Bispos sobre a “Nova Evangelização”, que se realizará no Vaticano.