A Comissão Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 4 da CNBB, Movimentos Populares e entidades da Sociedade Civil de todo o estado de Santa Catarina realizaram nos últimos dias atividades ligadas à 26ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas. Com o tema ‘Vida em Primeiro Lugar – Basta de miséria, preconceito e repressão’, e lema ‘Queremos Trabalho, Terra, Teto e Participação’, o Grito em 2020 se une à voz do Papa Francisco e dos mais empobrecidos pela busca dos direitos mínimos da vida humana.
Como proposta de preparação para a vivência do Grito, e formação sobre o tema, a Comissão para a Ação Sociotransformadora lançou no início de agosto uma cartilha com três Rodas de Conversa que foram realizadas por vários grupos. Diante da pandemia do Covid-19, as rodas foram construídas com uma linguagem popular, em um formato de fácil acesso por aparelhos eletrônicos, para que pudessem ser realizadas em família ou por grupos reunidos virtualmente. Ainda é possível baixar as rodas de conversa clicando aqui.
Ecos do Grito
Costumeiramente, as atividades do Grito são realizadas no dia 7 de setembro, Independência do Brasil. Com a impossibilidade de grandes aglomerações, em todo o estado de Santa Catarina, as Dioceses, Pastorais Sociais e Movimentos Populares usaram da criatividade para que os gritos pudessem ecoar. Desde encontros presenciais de pequenos grupos, até encontros virtuais com depoimentos e formações foram registrados.
Arquidiocese de Florianópolis
A Cebs da Arquidiocese de Florianópolis realizou na tarde de ontem, 7 de setembro uma transmissão ao vivo mediada pelo padre Vilson Groh. Foram convidados líderes comunitários, representantes de movimentos populares e ocupações da região da Grande Florianópolis. O evento foi transmitido pela página da Comunidade Nossa Senhora do Mont Serrat no Facebook. Assista clicando aqui.
Diocese de Joinville
Em Joinville, foi realizada uma roda de conversa on-line no dia 3 de setembro na página no Facebook da Diocese. Clique aqui para assistir. Já em Paranaguamirim, na paróquia São Miguel Arcanjo, foi realizada uma Missa no dia 7 de setembro, seguida por uma carreata pelas ruas da cidade.
Diocese de Tubarão
A Cáritas Diocesana de Tubarão realizou, também de forma virtual, no dia 7 de setembro, uma roda de conversa sobre a temática do Grito em 2020. Assista clicando aqui.
Diocese de Chapecó
Na região oeste do estado, o bispo de Chapecó, dom Odelir José Magri, participou da bênção e entrega de mais de 2 mil quilos de alimentos ao Hospital Regional. Os alimentos foram produzidos por assentamentos da região e doados pelo Movimento Social dos Trabalhadores e Trabalhadoras como gesto concreto de solidariedade em tempos de pandemia.
Diocese de Blumenau
Utilizando o material produzido pela Comissão, foram realizadas rodas de conversa com as lideranças diocesanas que replicaram nas comunidades de base.
Diocese de Lages
Na região serrana do estado, em Lages, a articulação diocesana das Pastorais Sociais realizaram uma roda de conversa virtual no domingo, 06 de setembro, e na segunda-feira (07), aconteceu uma missa com a presença do bispo diocesano, dom Guilherme Werlang, no bairro Cristal, e um ato em frente ao Hospital Tereza Ramos, com a doação de alimentos produzidos pelo MST na região.
Diocese de Caçador
Em Caçador e região a programação foi realizada virtualmente e começou na última quarta-feira, 02 de setembro. Uma roda de conversa realizada no programa ‘Viver de Fé’ trouxe a temática do Grito para a página no Facebook da Diocese. Assista clicando aqui. E durante a semana foram publicados vários vídeos com depoimentos de lideranças sobre o tema do Grito.
CNBB Nacional
Também a CNBB emitiu uma mensagem pelo Dia da Pátria, evidenciando o Grito dos Excluídos e Excluídas 2020. Confira na íntegra: